No cenário atual da tecnologia muito se ouve falar de metaverso, criado há cerca de um ano pela empresa Meta, dona do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. Este novo universo de realidade virtual paralela está envolvendo bilhões de dólares e sendo cada vez mais capa de manchetes e discussões.

Para Matthew Ball, escritor e ex-executivo da Amazon Studios, o metaverso pode ser resumido como uma porta de entrada para grande parte das novas experiências no mundo digital, assim como a chave para todas as experiências vividas no mundo real e uma grande plataforma de trabalho do futuro.

publicidade

Leia mais:

Metaverso
Imagem: Stephan Sorkin / Unsplash

Para ajudar a entender melhor o conceito do que é o metaverso, abaixo está uma lista com alguns filmes e séries que tratam do assunto e abrem portas para a imaginação “viajar na maionese”. Confira.

publicidade

1. Jogador Nº 1

Filme disponível na Prime Video, HBO Max e Apple TV

Lançado em 2018 e dirigido por Stephen Spielberg, o filme do gênero ficção científica/ação se passa em 2045 e conta a história de Wade Watts, que assim como toda a humanidade, prefere viver na realidade virtual do jogo OASIS do que encarar o mundo real. A ideia do filme entrelaça bastante o mundo real com o que podemos chamar agora de metaverso.

publicidade

2. Black Mirror

Série disponível na Netflix

Lançada em 2011 e tendo ao todo 5 temporadas, essa série traz contos de ficção científica que refletem o lado obscuro das telas e da tecnologia, mostrando que nem toda novidade vem acompanhada só de benefícios.

publicidade

Mesmo que as histórias únicas de cada episódio sejam bem distópicas, a série ajuda a entender o fortalecimento dos laços ou a quebra das barreiras entre o mundo real e o mundo virtual conforme a tecnologia avança e faz comparativos que se assemelham com o atual metaverso.

3. Westworld

Série disponível na HBO Max

Essa série de ficção cientifica lançada em 2016 levanta uma discussão a cerca da relação entre seres humanos e máquinas. Se passa em um parque de diversões futurista que permite aos visitantes viverem suas fantasias através da consciência artificial e robôs inteligentes enriquecem essa experiência. A questão de como viver essa experiência é semelhante a discutida dentro do metaverso.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!