Pesquisas recentes dão indícios de que homo sapiens e neandertais coexistiram por um período de até 2.900 anos. Evidências genéticas já haviam indicado a presença de DNA neandertal em seres humanos modernos, o que indica que eles não apenas conviveram, mas também procriaram.

Apesar disso, a equipe dessa pesquisa não forneceu nenhuma evidência de que os humanos interagem diretamente com os neandertais há cerca de 42.000 anos. O paleogeneticista sueco Svante Paabo, ganhador do Prêmio Nobel em Medicina de 2022, é um dos que corrobora com as evidências de que as pessoas em todo o mundo têm alguma porcentagem de DNA neandertal.

Leia mais:

O doutorando Igor Dakovic, da Universidade de Leiden, disse que as pessoas e os neandertais “se reuniram e se integraram na Europa”, entretanto, ainda não há pistas de como isso tenha acontecido e se desenvolvido ao longo dos anos de convivência. Com o decorrer do tempo, a população de homo sapiens, que era maior, acabou “engolindo” o pool genético transmitido pelos neandertais.

publicidade

Alguns modelos feitos a partir de fósseis apontam para a França e o norte da Espanha como locais de encontro e moradia dessas duas espécies humanas. A equipe analisou a data de 56 artefatos, como ossos e facas de pedra que se acredita serem feitas pelos últimos Neandertais da região.

Neandertais estão entre nós

Djakovic declarou que também usou a modelagem bayesiana nessa pesquisa. Essa abordagem pode fornecer estimativas lineares ideais que determinam quando os últimos Neandertais viveram nas regiões. Com esses dois métodos, os pesquisadores tentaram descobrir o primeiro ou último membro de uma determinada espécie.

Cabe destacar que a equipe estima que os Neandertais foram extintos entre 40.870 e 40.457 anos atrás, e os humanos apareceram pela primeira vez há cerca de 42.500 anos. “Quando você combina isso com o que sabemos agora, você pode argumentar que eles [neandertais] nunca foram realmente extintos, em um certo sentido”, comenta Djakovic.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!