Você quer se destacar nas redes sociais? Então, você precisa aprender alguns truques para editar sua foto de perfil. Calma, que é bem simples e você consegue fazer com ferramentas gratuitas e pelo celular. Aqui, vamos optar pela simplicidade, ok? Partiu, então!

Editar foto de perfil online

Antes de começar a editar a foto em si, precisamos que você instale o aplicativo. Minhas sugestões pessoais são Adobe Express (Android e iOS), Canva (Android e iOS) e Snapseed (Android e iOS). Mas, certamente existem outras boas opções nas lojinhas de app para você experimentar.

Saiba que todos eles são boas ferramentas para você aprimorar uma imagem. Em linhas gerais, você vai usar um (e não outro) de acordo com seu perfil de uso. Por exemplo, se além de editar foto, você cria peça gráfica para redes sociais, provavelmente vai gostar mais do Adobe Express e Canva.

Além disso, o mesmo recurso pode ser gratuito em um dos apps, mas em outro estar disponível apenas para conta premium. Ou seja, você vai precisar usá-los para descobrir o que funciona melhor para você.

publicidade

Agora que você já está com os aplicativos instalados, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Remover, desfocar ou alterar plano de fundo

No Adobe Express, você consegue remover e alterar a cor do plano de fundo. Porém, não há a ferramenta de desfoque exclusiva para o fundo.

Já no Canva, é o contrário: você pode desfocar o fundo da imagem, mas para editá-lo você precisa ter uma conta paga.

Por fim, o Snapseed é o melhor para desfocar o fundo, porque permite você escolher o formato e também as intensidades do desfoque, da transição e da vinheta. Ele não tem uma ferramenta para retirar o fundo, porém, ainda assim é possível usar a dupla exposição para combinar duas fotos.

Usar efeitos e filtros

Quando o assunto é efeitos e filtros, minha escolha vai para o Canva. Isso porque o app consegue ser o mais intuitivo da minha lista. Ele reúne todos os recursos em uma única aba, chamada “Efeitos”, e tem uma miniatura para exemplificar cada um deles.

Já os outros dois apps ficam empatados. Isso porque o da Adobe tem menos opções de filtros e efeitos, mas também oferece a prévia dos recursos, além de reunir todos eles em uma única aba, chamada “Looks” (onde também está o efeito “Desfoque”).

No Snapseed, por sua vez, você terá mais opções do que o anterior. Mas, também precisará de mais paciência para experimentar um a um, já que uma parte você encontra na aba “Aparências” e outra, na aba “Ferramentas”.

Editar e aprimorar imagens

Você já ouviu falar em brilho, contraste, saturação e nitidez? Essas são características que você precisa dominar para ter resultados ainda melhores nas suas fotos.

O brilho diz respeito à claridade e você deve usá-lo quando a foto estiver escura ou com pouca iluminação.

Já a saturação se refere à intensidade das cores e você pode usá-lo para retirar as cores ou deixá-las mais vívidas.

A nitidez, por sua vez, realça os detalhes e é um recurso útil para quando a imagem está levemente desfocada.

Por último, quero falar sobre o contraste. Ele determina a diferença entre as partes mais luminosas e as mais escuras de sua foto. Por isso, é bom usá-lo para transformar uma foto opaca em um cenário mais rico.

Leia também:

Para qual rede social?

Cada rede social tem sua vibe específica e, de forma geral, você pode usar uma foto mais descontraída para um perfil pessoal do que para um profissional. No entanto, hoje em dia, as fronteiras não são bem definidas assim e é comum adicionar um contato profissional em um perfil pessoal. Por isso, acho mais seguro apostar no seu estilo pessoal – seja ele sóbrio ou descontraído.

Além disso, se você tem perfil em diversas redes sociais, considere usar uma única foto em todas. Isso vai causar uma impressão forte e ajudar a reforçar sua imagem pessoal. Isso é muito útil para quem quer associar sua imagem ao seu nome ou de sua empresa.

Lembre-se que cada rede social tem um tamanho específico de foto de perfil. Por isso, respeite às dimensões para publicar uma foto boa e sem distorções.

Veja o tamanho recomendado para cada rede social:

  • Instagram: 320 x 320 px;
  • WhatsApp: 500 x 500 px;
  • Facebook: 170 x 170 px;
  • LinkedIn: 400 x 400 px;
  • YouTube: 800 x 800 px;
  • Twitter: 400 x 400 px;
  • Discord: 128 x 128 px;
  • TikTok: 200 x 200 px.

Atente-se à proporção 1:1 na hora de editar foto de perfil.

Com informações de Hootsuite, Adobe, Promo.com (1 e 2) e Fotor.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!