O PIX, o novo meio de pagamento instantâneo, está comemorando dois anos neste mês. Esta é uma ferramenta que aumenta muito a velocidade dos pagamentos digitais, porém, acaba abrindo brechas para novas oportunidades de fraudes.

Rafael Franco, empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, reuniu 4 dicas simples para usar o PIX com mais segurança, ajudando assim as pessoas a se proteger e evitar problemas. Acompanhe:

publicidade

Leia mais:

Nunca tenha as suas senhas anotadas

Se seu celular for roubado, mesmo que você use a biometria, os bandidos são capazes de driblar a segurança, desativar o aparelho, e os aplicativos do seu banco podem ser acessados ​​com sua senha. Os ladrões podem vasculhar suas notas e e-mails, procurando arquivos com senhas escritas neles.

publicidade

Não aceite o comprovante do PIX, sempre confira sua conta

Se você vender algo e receber pelo PIX, não aceite apenas o recibo para liberar a venda, sempre verifique sua conta antes de fazer a liberação. As transferências via PIX são instantâneas e é muito fácil falsificar o recibo de pagamento, por isso sempre confira seu extrato para se certificar de que o dinheiro foi realmente creditado na conta.

Pix

Evite criar chaves por todo lugar

Muitas fintechs, carteiras digitais e aplicativos de fidelidade autorizam gerar chaves PIX, porém se você deixar de usar o app mas não remover a chave, acaba deixando suas informações expostas e vulneráveis. Por isso tenha chaves PIX apenas nas instituições que você mantém um relacionamento frequente.

publicidade

Prefira usar chaves aleatórias

Em uma possível violação de dados, como a que ocorreu no mês passado e foi relatada pelo Banco Central, as chaves podem ser usadas como meio de obter mais dados do usuário para aplicação de golpes. Então, sempre prefira usar uma chave aleatória ao invés do CPF ou celular, a fim de dificultar a vida dos golpistas e deixar seus dados mais seguros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!