O metaverso da Meta continua sendo um assunto envolvido em controversas na internet. A tecnologia virtual construída pela empresa do Facebook não tem recebido muitos comentários positivos e ganhou mais uma avaliação negativa. Phil Spencer, CEO do Xbox, classificou o metaverso como um “videogame mal construído”.

Entrevistado esta semana na conferência WSJ Tech Live, Spencer foi perguntado sobre seu ponto de vista em relação ao metaverso. Segundo ele, desenvolvedores foram felizes em criar ‘mundos de escape’ para os jogadores e a tecnologia da Meta não construiu isso até o momento.

publicidade
Imagem: Reprodução/Meta
Imagem: Reprodução/Meta

“Os criadores de videogames têm uma capacidade incrível de construir mundos atraentes nos quais queremos passar o tempo”, afirmou o líder do Xbox. “Construindo um metaverso que se parece com uma sala de reuniões… só acho que não é onde quero passar a maior parte do meu tempo”, completou.

Como mencionado anteriormente, Spencer não foi a única figura pública a criticar o metaverso nas últimas semanas. Evan Spiegel, CEO da Snap, comparou a experiência do projeto com uma vida dentro de um computador e garantiu que essa seria a última coisa que ele gostaria de fazer depois do trabalho. Enquanto isso, o vice-presidente sênior da Apple, Greg Joswiak, afirmou que nunca usaria a tecnologia.

publicidade

Leia também:

Apesar disso, Spencer acrescentou que o metaverso ainda é um conceito que vem dando seus primeiros passos e o líder do Xbox aposta que a tecnologia no futuro pode “parecer muito mais com videogames do que alguns modelos que observamos hoje”.

publicidade

Nesse momento, o metaverso não só vem falhando em atrair usuários como vem perdendo alguns. De acordo com informações do Wall Street Journal, o Horizon Worlds, universo social do projeto ambientado em realidade virtual (VR), possui atualmente 200 mil usuários ativos. Isso significa 100 mil clientes a menos em relação aos números anunciados em fevereiro deste ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!