Quatro adolescentes com idades entre 14 e 17 anos morreram na última segunda-feira (24) após um acidente envolvendo um Kia Sportage roubado em Buffalo, no estado de Nova York

Segundo o comissário de polícia da cidade, Joseph Gramaglia, tudo indica que os jovens envolvidos na batida estavam participando de um desafio popular do TikTok, que incentiva a roubar veículos da marca sul-coreana.

publicidade

Veja também:

Coincidência ou não, Joseph disse que muitos departamentos de polícia estão relatando um salto nos roubos de automóveis desde que as postagens viralizaram na plataforma.

publicidade

Como funciona o desafio?

Os vídeo compartilhados mostram outros usuários dando dicas de como dar partida usando um cabo USB e uma chave de fenda (alguns mostram o mesmo procedimento sendo feito em carros da Hyundai).

O veículo trafegava em alta velocidade quando bateu e ejetou os ocupantes do carro. Um dos passageiros ainda está hospitalizado em terapia intensiva, enquanto o motorista, de 16 anos, recebeu alta e multa por posse de propriedade roubada e uso não autorizado do automóvel, informou a agência de notícias local WGRZ.

publicidade
Adolescentes estavam participando de um desafio do TikTok. Imagem: WGRZ/Reprodução

O caso está sob investigação e ainda pode apresentar novas acusações, diz a promotoria do condado de Erie.

Ação coletiva contra as montadoras

Uma ação coletiva movida em setembro na Califórnia contra a Kia e a Hyundai, já alegava que alguns modelos produzidos por ambas as marcas entre 2011 e 2021 são inseguros. Os denunciantes relatam que os carros não vieram de fábrica com imobilizadores de motor, facilitando os roubos.

publicidade

O objetivo do processo é conseguir uma indenização e forçar um recall nacional para corrigir o problema.

Resposta da Kia

Em comunicado, a Kia America disse que “está ciente” do desafio: “Em muitos casos, os veículos são roubados apenas com o propósito de operar de forma imprudente e perigosa. Tal conduta criminosa põe em risco nossas comunidades e viola os direitos do proprietário do veículo. A Polícia de Buffalo ainda não divulgou todos os detalhes pertinentes da investigação”.

Imagem principal: Twitter/WGNZ/Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!