O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o quinto boletim com o número de urnas eletrônicas substituídas em todo o país no 2º turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (30).

Até às 17h45, 3.871 equipamentos precisaram ser trocados após apresentarem algum tipo de mau funcionamento. O número representa 0,72% do total.

publicidade

Não é incomum que alguns equipamentos apresentem mau funcionamento e a troca das urnas já é um procedimento previsto em todas as eleições, com várias máquinas de backup prontas para uso imediato em quando a ocorrência é notificada.

Leia mais:

publicidade

De qualquer forma, se não for possível substituir a urna eletrônica por outra, ainda há a opção de adotar a votação manual, com cédulas de papel. Segundo o TSE, até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país.

A Justiça Eleitoral mobilizou cerca de 537 mil urnas eletrônicas para o 2º turno. Desse total, 64.918 são de contingência, ou seja, ficam de reserva para serem acionadas em caso de necessidade.

publicidade

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso, portanto, o horário é adaptado de acordo com o horário local.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!