Quase 30% das pessoas estão tendo que refazer suas pesquisas no Google, seja refinando ou ampliando as consultas, de acordo com pesquisa publicada no início deste mês pela SEMRush, empresa de software de marketing online.

O SEMRush coletou dados de 20 mil usuários anônimos que fizeram 455.368 pesquisas únicas. Em seguida, analisou quanto tempo eles levaram para fazer uma ação subsequente. Para mais de 70% dos usuários, levou menos de 15 segundos para fazer um clique secundário, o que significa que eles provavelmente encontraram o site ou a resposta que estavam procurando.

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Quase 30% dos usuários, no entanto, estavam refinando, refazendo ou ampliando suas pesquisas de alguma forma, sugerindo que as respostas não estavam efetivamente chegando ao topo.

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Mudanças de palavras-chave acontecem com mais frequência em dispositivos móveis, com 29,3% versus 17,9% em computadores, descobriu o SEMRush. Ele sugere que as pessoas que precisam de informações rápidas podem estar procurando respostas no Google em vez de clicar em um site.

No desktop, o estudo também descobriu que 25,6% dos resultados foram “zero cliques”. Isso significa que uma pessoa não clicou em um link depois de fazer uma consulta. Isso pode significar que eles refinaram sua pesquisa ou que encontraram a resposta que procuravam sem clicar em um link para um site.

O último pode causar problemas para os bilhões de sites que dependem do tráfego para gerar vendas de anúncios – embora menos cliques seja melhor para pessoas que procuram respostas rápidas, é prejudicial para os muitos sites de notícias e informações que criam esse conteúdo. O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o assunto após pedido do CNET.

Google perdeu a confiabilidade?

Reclamações sobre a confiabilidade vacilante do Google continuam a surgir em discussões e artigos online. Dos tópicos do Reddit aos artigos no The Atlantic, as pessoas dizem que estão travando batalha contra sites que tentam enganar a otimização do mecanismo de busca do Google e o próprio sistema de filtragem de resultados da empresa.

A pesquisa também continua sendo o produto mais valioso do Google, controlando mais de 92% da participação no mercado de pesquisa on-line, ajudando a empresa a aumentar a receita de anúncios.

Alguns usuários dizem que agora estão usando o TikTok para encontrar as respostas que procuram, em vez do Google. Pode ser por isso que o Google está integrando mais recursos semelhantes ao TikTok na Pesquisa e por que gastou US$ 100 milhões para comprar uma startup de avatar de IA.

A Alphabet, empresa controladora do Google, registrou US$ 69 bilhões em receita no último trimestre, com US$ 39,5 bilhões provenientes da “Pesquisa do Google e outros”. Mesmo assim, os ganhos do Google ficaram aquém das estimativas dos analistas.

Via CNET

Imagem destacada: Rawpixel.com/Shutterstock

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