Um ataque hacker desativou os sistemas do Observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile, considerado o radiotelescópio mais poderoso do mundo. De acordo com as autoridades, até os e-mails dos funcionários da instituição ficaram comprometidos no último sábado (29).

Apesar da invasão, os dados do gigante ALMA não foram comprometidos e as suas 66 antenas, com quase 12 metros de diâmetro cada, ainda estão ativas. Nenhum instrumento foi danificado com o ataque. 

publicidade

“No último sábado, 29 de outubro, às 6h14, o observatório ALMA no Chile sofreu um ataque cibernético em seus sistemas computacionais, forçando a suspensão das observações astronômicas e do site público”, diz a nota divulgada pelo ALMA.

Leia mais:

publicidade

Maior telescópio do mundo vítima de ataque

O comunicado ainda completa dizendo que os sistemas já estão sendo restaurados. “Há serviços de e-mail limitados no telescópio. A ameaça foi contida e nossos especialistas estão trabalhando duro para restaurar os sistemas afetados. O ataque não comprometeu as antenas do ALMA ou quaisquer dados científicos”, diz o texto.

O ALMA é o telescópio mais poderoso para observação do Universo frio. Sua construção começou em 2003 e as observações científicas tiveram início em 2011. Ele foi usado, por exemplo, para fazer a primeira imagem que temos deu um buraco negro, em 2019.

publicidade

Nenhum grupo hacker reivindicou a invasão ao telescópio e até o momento não há informações sobre qual era o objetivo do grupo. As autoridades chilenas seguem investigando o caso para localizar os responsáveis.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!