As agências e órgãos de monitoramento do espaço aéreo já sabem onde e quando o foguete chinês descontrolado, responsável por levar a última peça para a estação espacial Tiangong, na órbita da Terra, vai cair: na Espanha, na manhã desta sexta-feira (4). O país europeu já tomou as devidas providências e bloqueou seu espaço aéreo para evitar possíveis choques entre aeronaves, em 17 regiões.

Atualização: o foguete caiu no oceano pacífico durante a manhã

publicidade

Além disso, os aeroportos das cidades turísticas de Barcelona e Ibiza estão fechados. De acordo com a Eurocontrol, responsável pelo tráfego aéreo da Europa, o foguete entrará na Terra entre 6h e 9h da manhã. Segundo a Eurocontrol, provavelmente o foguete cairá no Oceano Atlântico, mas, como a aeronave está fora de controle, não foi descartada a possibilidade de que a queda seja no solo. Cabe destacar, que parte da nave será destruída durante a reentrada na atmosfera.

Leia mais:

publicidade

O serviço de emergência da Catalunha, uma das regiões afetadas, emitiu um comunicado sobre o incidente: “Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades”.

Diante de toda repercussão que a situação gerou, o Ministério de Relações Exteriores da China decidiu se manifestar e alegou que a reentrada de um foguete na atmosfera é uma prática internacional comum. O porta-voz do Ministério, Zhao Lijian, declarou que a tecnologia empregada nesse tipo de veículo é projetada para que as peças sejam destruídas por ablação durante a reentrada na atmosfera, por isso a probabilidade de danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa.

publicidade
Ilustração de um foguete chinês Longa Marcha 9
Imagem: Ilustração de um foguete chinês. Créditos: CNSA

Um estudo publicado na Nature, calculou que existe uma chance de aproximadamente 10% de destroços atingirem uma ou mais pessoas dentro de um período de 10 anos. A pesquisa incluiu satélites e pedaços de detritos desconhecidos, que saem de órbita regularmente, assim como os foguetes descontrolados. Essa é uma situação que merece muita atenção para não gerar acidentes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!