O Twitter pode estar ganhando um rival no setor das redes sociais nos próximos meses. Após a oficialização da compra da plataforma pelo empresário Elon Musk por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 235 bilhões), novos serviços devem ganhar notoriedade e um deles é a Bluesky – em tradução livre, céu azul.

A nova rede social é uma criação de Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter e CEO da empresa até o ano passado. Ele lançou a Bluesky sem chamar muita atenção e fez uma referência à sua antiga criação, que possui um passarinho azul no logo.

Imagem: Reprodução/UOL/Bluesky
Imagem: Reprodução/UOL/Bluesky

De acordo com Dorsey, a Bluesky promete ser um objeto de reinvenção da estrutura atual das redes sociais e revela que a plataforma utiliza a tecnologia blockchain, que também é usada em criptomoedas. Nesse modelo, trata-se de um processo mais seguro e transparente entre a divulgação de informações e com isso, o novo serviço propõe ser acolhedor aos influenciadores, usuários e desenvolvedores.

“Estamos construindo o AT Protocol, uma nova base para redes sociais que gera aos criadores independência de plataformas, aos desenvolvedores a liberdade de construir e aos usuários uma escolha em sua experiência”, afirma o site oficial da Bluesky.

publicidade

Nesse sentido, a nova plataforma de Jack Dorsey tem a expectativa de ser uma rede social descentralizada, indo de encontro ao padrão atual de outras empresas como o Facebook e o Google, que procuram manter seus usuários isolados perante os serviços. Na Bluesky, haveria uma migração de dados dinâmica e maior controle sobre o recebimento de conteúdo no feed.

Jack Dorsey, fundador do Twitter. Imagem: Reprodução/Shutterstock

A futura plataforma ainda está se desenvolvendo e os usuários podem fazer o cadastro para serem selecionados para o estágio de testes beta da rede social. A inscrição para os testes da Bluesky é gratuita pelo site oficial e segundo a empresa, um grupo considerável de pessoas estão na lista de espera, com os escolhidos podendo experimentar o serviço antes da liberação definitiva para o público – os selecionados serão notificados pelo e-mail.

Leia também:

Vale ressaltar que a Bluesky não surgiu após os primeiros envolvimentos de Musk com o Twitter. As primeiras menções de Dorsey sobre a plataforma começaram em 2019, quando o desenvolvedor citou que estava financiando uma equipe independente em meio ao novo projeto para as mídias sociais.

Dorsey deixou o cargo de CEO do Twitter em 2021, passando a faixa para o recém-demitido Parag Agrawal, e rompeu de maneira definitiva com o conselho da plataforma no início deste ano. O desenvolvedor, desde então, vem se concentrando em suas empresas, como o próprio Bluesky.

Informações via Tilt

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!