A China lançou, neste sábado (5), seu mais novo e poderoso satélite de comunicações, o Zhongxing 19. O dispositivo está na órbita geoestacionária da Terra após 1h de viagem. O lançamento se deu no Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, sudoeste da China.
O Zhongxing 19 (ChinaSat 19) orbitará em ponto fixo sobre a região da Ásia-Pacífico, 35,7 mil quilômetros acima do equador. A partir daí, fornecerá principalmente serviços de comunicação para importantes rotas de viagem no Pacífico, no leste do Oceano Pacífico e na costa oeste da América do Norte, de acordo com o CASC (Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China).
Leia mais:
- Apocalipse nuclear? “Relógio do Juízo Final” faz alerta
- Alta de Covid-19 na China causa queda nas remessas de Iphone 14
- Avião espacial da China lança objeto misterioso em órbita
O satélite carrega carga útil de comunicação de banda Ka projetada para serviços de internet de banda larga e também hospeda transponders de banda Ku e banda C, observa o Spaceflight Now.
O satélite é baseado em plataforma de satélite DFH-4. Foi fabricado pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial e será operado pela China Satcom, ambas subsidiárias da CASC. A Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, outro instituto de propriedade do CASC, forneceu o veículo de lançamento para a missão.
Ano cheio de lançamentos chineses
O Zhongxing 19 foi o 49º lançamento da China em 2022. O país parece prestes a bater seu recorde de 55 lançamentos, estabelecido no ano passado. Agora, a China está se preparando para lançar nova missão de carga para sua recém-concluída estação espacial Tiangong no final desta semana.
Com informações de Space.com
Imagem destacada: Ourspace
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!