O Android é um sistema operacional produzido para celulares, mas muitos usuários costumam buscar maneiras de acessar recursos e aplicativos do sistema por meio de um computador. Para conseguir isso, eles usam emuladores de Android para PC: são softwares que simulam a experiência de uso da plataforma mobile.

O uso de um emulador de Android para PC pode ter diversos fins diferentes. Um jogador pode preferir usar teclado e mouse em um jogo mobile – e aí o emulador permitirá isso. Outro potencial uso é por parte de desenvolvedores de aplicativos, que podem testar o funcionamento dos seus apps a partir do emulador.

publicidade

O Olhar Digital preparou um artigo especial listando 5 excelentes emuladores de Android para PC. Confira abaixo:

5 dos melhores emuladores de Android para PC

NOX App Player

Emulador de Android Nox Player. Imagem: Reprodução

O Nox Player é um dos mais conhecidos e usados emuladores de Android para PC. Com configuração simples, ele permite rodar aplicativos em geral de Android no PC, especialmente (mas não apenas) jogos. Com pré-configuração de diversos jogos e também com uma série de recursos bastante úteis para o usuário, ele ainda se destaca por ter uma inferface simples e agradável.

publicidade

O emulador de Android Nox ainda se destaca pela estabilidade e velocidade, e ainda possibilita a instalação de aplicativos que não estejam disponíveis na Google Play Store, a loja oficial de apps do Android. O download pode ser feito pelo site oficial do emulador.

MEmu

MEMu Play, um emulador de Android. Imagem: Reprodução

O MEMu Play é um emulador gratuito de Android para Windows que conta com suporte a processadores AMD e Intel, e, assim, promete desempenho superior até mesmo a smartphones com o sistema operacional do Google. Com capacidade de executar várias instâncias simultaneamente, ele permite rodar mais de um app de uma vez.

publicidade

Voltado especialmente para games, ele pode se beneficiar de recursos de placas gráficas dedicadas, e ainda conta com uma série de configurações diferentes para o usuário aproveitar games da maneira como desejar. O download do MEmu Play pode ser feito pelo site oficial do emulador.

KoPlayer

KoPlayer é um emulador gratuito de Android para PC. Imagem: Reprodução

O KoPlayer é mais um emulador de Android para PC gratuito. Disponível para Windows e Mac, ele é voltado especialmente para jogos e promete uma experiência sem lag. O emulador conta com basicamente todos os recursos que você teria em um celular Android, mas podendo rodar jogos e apps no PC.

publicidade

A instalação dos aplicativos pode ser fetia tanto a partir da Google Play Store quanto por arquivos .apk baixados na web. Ele tem suporte a controles, teclado, mouse, microfone, câmera e outros periféricos que podem auxiliar jogadores ou usários em geral.

O emulador de Android KoPlayer pode ser baixado gratuitamente a partir do site oficial do emulador.

LDPlayer

LDPlayer, um emulador voltado para jogos. Imagem: Reprodução

Mais um emulador voltado para jogos, o LDPlayer é conhecido por sua otimização e estabilidade, oferecendo uma experiência excelente para jogadores que querem curtir games de Android no PC. Ele conta com pré-configuração para diversos jogos populares, incluindo Free Fire e League of Legends: Wild Rift, entre diversos outros.

O LDPlayer é gratuito, e o download pode ser feito a partir do site oficial do emulador.

Android Studio

Android Studio é o emulador oficial de Android para PC, voltado para desenvolvedores. Imagem: Reprodução

Por fim, um emulador mais voltado para desenvolvedores de apps: o Android Studio, que tem suporte oficial do Google, não é o emulador que você vai instalar se quiser rodar algum game de Android no PC. Mas, se você estiver programando apps para a plataforma, ele oferece recursos avançados para auxiliar desenvolvedores a conseguirem produzir os melhores aplicativos para o Android. O download pode ser feito pelo site oficial do Google para desenvolvedores do Android.

Bônus: BlueStacks

Um dos mais populares e potentes emuladores de Android para PC, o BlueStacks é também um dos mais completos disponíveis. Confira mais sobre ele no artigo especial produzido pelo Olhar Digital!

Imagem de destaque: Arthur Shevtsov/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!