Nesta terça-feira (8), aconteceu o último eclipse lunar de 2022. Infelizmente, aqui no Brasil, o espetáculo poderia ser plenamente visível apenas no Acre. No restante da região norte, foi possível ver um eclipse parcial (aquele em que apenas parte da Lua é coberta pela umbra). Mas, para quem estava em qualquer outra localidade e fez questão de acompanhar o evento, foram realizadas algumas transmissões ao vivo pela internet.

Por ser um eclipse lunar total, já que o nosso satélite fica totalmente tomado pela sombra da Terra (que passa entre ela e o Sol), o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”. De acordo com o site Space.com, este não foi apenas o último eclipse lunar do ano, mas, também, a última “Lua de Sangue” até 2025.

publicidade

Outras áreas do globo que puderam testemunhar o eclipse foram a América do Norte, partes da América do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Foi em alguns desses e outros lugares que os registros abaixo foram feitos e compartilhados nas redes sociais.

https://twitter.com/john_llentada/status/1589962598761787392
https://www.instagram.com/p/Cksrqvxp7ys/
https://www.instagram.com/p/Cks124HuWbu/
https://www.instagram.com/p/Cks1uxZSrUf/

Leia mais:

publicidade

Também não faltaram memes e lamentações sobre o fato de não conseguir ver o eclipse, seja em razão de não estar em uma das áreas favorecidas, seja por causa do tempo nublado, que obstruiu a visão.

“BUUUUUUUU! Quando você se reúne com a família para o último eclipse lunar total! E VOCÊ NÃO PODE VÊ-LO!!! A próxima será até 2025”.
https://twitter.com/Rukhish_/status/1589962108548288512
“Alguém já viu o eclipse da lua de sangue????!! Eu não consigo nem encontrar a maldita Lua para começar”
https://twitter.com/fridge_dabaeg/status/1589961855195574273
“Houve um eclipse, mas no meu lugar as nuvens o cobriam, então eu não pude vê-lo… triste”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!