Os auroques são ancestrais das vacas e viveram no Reino Unido a cerca de 3000 anos atrás. Os animais foram extintos na ilha ainda na Idade do Bronze, entretanto eles ainda podiam ser encontrados no continente até 1600. As pegadas desses animais podem ajudar no estudo que busca trazer esses animais à vida novamente. 

Os vestígios foram encontrados na praia de Formby, no litoral noroeste da Inglaterra, e já são estudados há mais de seis anos por pesquisadores da Universidade de Manchester. O local possui uma enorme quantidade de vestígios pré-históricos de até 9 mil, tanto de humanos, quanto de animais. Elas evidenciam a presença de uma fauna muito maior e mais biodiversa do que a encontrada no local atualmente. 

Um desses animais é um auroque, uma super vaca que exerceu um papel importante na manutenção das paisagens e estímulo da biodiversidade. A pegada dos animais foi preservada dadas as condições que existiam no local. Elas foram gravadas na lama e rapidamente cobertas por areia e soterradas por mais lama, em um período que a Inglaterra ainda estava ligada ao continente europeu. “Eventualmente, eles foram enterrados sob a areia e as dunas à medida que a costa se movia mais para o oeste. Eles não foram arrastados, pois foram enterrados por milênios.” aponta Alison Burns, líder do estudo, a Newsweek.

A presença dos animais no local também ajuda a descobrir mais sobre seus hábitos. A hipótese é que eles viviam no lugar por ser perto do mar, o que facilitaria que se refrescassem no calor, ou para se alimentarem da vegetação costeira. As pegadas também ajudam a projetar sua distribuição pelo território e até o tamanho do animal, que acredita-se ter quase 2m de altura e 3,5m de comprimento.

publicidade

Leia mais!

Animal extinto de volta à vida

Os auroques eram animais de baixo impacto ambiental, viviam com pouca alimentação e suportavam altas temperaturas. Mesmo seu último exemplar tendo morrido em 1627 na Polônia, as pegadas podem ajudar a recriar o animal, pelo menos é o que pretende o Projeto Taurus, do ecologista Ronald Goderie. 

Vestígios do DNA do animal ainda podem ser encontrados em vacas modernas que possuem alta concentração de material genético da espécie. Além de usar diferentes espécies de vacas em cruzamento, o projeto agora também pode contar com os vestígios deixados na praia de Formby para trazer esses animais de volta à vida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!