Há alguns anos, a China decidiu que iria mandar astronautas para a Lua, iniciando então trabalhos intensos nesse sentido – que incluíram o desenvolvimento de um megafoguete chamado Long March 9. A inspiração dos chineses passava pelo gigantesco Space Launch System (SLS), da NASA.

Esse grandalhão está no centro dos trabalhos da missão Artemis, criada pela agência norte-americana para levar a humanidade de volta ao tão almejado satélite natural da Terra. E assim como o SLS, o Long March 9 foi pensado com um estágio central e propulsores que seriam totalmente descartáveis.

Leia também:

Um megafoguete com inspiração SpaceX

Ou seja, para cada viagem, seria criado um novo megafoguete praticamente do zero. Procedimento que se viu “obsoleto” após a chegada de Elon Musk na parada. Ou melhor, após a chegada da SpaceX e do foguete Falcon 9, famoso por ter um primeiro estágio reutilizável. Os chineses parecem ter voltado os olhos para os desenvolvimentos da empresa norte-americana para mudar a estratégia com o Long March 9.

publicidade

Nesse sentido, os engenheiros espaciais da China começaram a apresentar novos conceitos baseados em um perfil reutilizável do megafoguete. Talvez, até 100% reutilizável, como a SpaceX pretende para o poderoso Starship.

Se tiver sucesso nessa empreitada, os chineses poderão deixar o SLS da NASA comendo poeira.

O Long March 9 está programado para um lançamento inaugural por volta de 2030. Mas dado que o projeto ainda não foi finalizado – e que a China nunca realizou um pouso vertical controlado de um foguete – essa programação parece muito otimista. O mais provável é que o megafoguete chinês entre em operação por volta de 2035.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Kirill Borisenko/Wikimedia Commons/CC