Na madrugada desta quarta-feira (16), o megafoguete Space Launch System (SLS), da NASA, foi lançado rumo à Lua carregando no topo a cápsula de tripulação Orion, por meio da missão Artemis 1. 

O megacomplexo veicular de 98 m de altura decolou da plataforma LC-39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 3h47 (pelo horário de Brasília), dando início ao tão aguardado o voo inaugural do novo programa de exploração lunar e de espaço profundo da agência espacial norte-americana. 

Lançamento do voo Artemis 1, a missão de estreia do novo programa de exploração lunar da NASA, que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (16). Imagem: NASA TV

Embora seja uma missão não tripulada, ou seja, sem astronautas a bordo, ela conta com um “passageiro” muito especial: o cãozinho mais intrépido dos quadrinhos, Snoopy! Um boneco de pelúcia do personagem criado pelo cartunista norte-americano Charles M. Schulz foi escolhido para ser o “indicador de gravidade zero” na cápsula Orion.

O boneco foi registrado pelas câmeras internas da espaçonave flutuando no interior do veículo, vestindo uma versão em miniatura do uniforme cor de abóbora chamado Orion Crew Survival System (OCSS) – um traje de pressão projetado para proteger os astronautas dentro da cápsula. E trata-se de uma indumentária autêntica, feita com os mesmos materiais que serão usados pelos astronautas em futuras missões tripuladas.

publicidade
Snoopy, o indicador de gravidade zero da missão Artemis 1, fotografado dentro da cápsula Orion. Imagem: NASA

Snoopy já foi ao espaço antes. Em outubro de 2019, uma pelúcia de 20 cm de altura foi levada à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma espaçonave de carga Cygnus, da Northrop Grumman.

Dois meses depois, uma pelúcia de 19 cm vestindo um traje espacial branco de couro sintético com um lenço vermelho e um boné de comunicações marrom (ou como a NASA chama, um “boné Snoopy”) sob um capacete de plástico transparente serviu como indicador de gravidade zero a bordo do OFT-1, o primeiro vôo de teste não tripulado da espaçonave Starliner da Boeing – que falhou ao tentar alcançar a órbita certa.

Em uma entrevista concedida ao site Space.com em 2021, Craig Schulz, filho do criador de Snoopy e seus amigos, se mostrou empolgado com mais essa aventura espacial do beagle mais famoso do mundo. “Meu pai sentiu que sua associação com a NASA via Peanuts era um dos dois aspectos mais importantes de sua vida – o outro era seu serviço na Segunda Guerra Mundial. Estou absolutamente emocionado que Peanuts desempenhará um papel contínuo na exploração do século 21 da NASA com a participação de Snoopy na missão Artemis 1”.

Snoopy não está sozinho no voo Artemis 1

Conforme noticiado pelo Olhar Digital em agosto, um pendrive contendo uma lista com nomes de mais de três milhões de pessoas do mundo todo foi embalado junto a uma variedade de objetos que foram acomodados dentro da cápsula: desde bandeiras de diversos países até um parafuso do foguete que lançou a missão Apollo 11, a primeira a pousar astronautas na Lua.

Uma rocha lunar trazida à Terra naquela missão também está no pacote (só não vai ser uma espécie de “devolução” porque, desta primeira vez, o foguete ainda não vai pousar na Lua). Outros itens merecem destaque, como botões do Snoopy e quatro bonecos Playmobil, fabricados pela Lego, com quem a agência tem longos anos de parceria em iniciativas de aprendizagem.

Leia mais:

Ao todo, são 54 kg de carga, que também incluem um grande número de adesivos, broches e outras lembranças do programa Artemis que serão distribuídas aos funcionários e colaboradores da NASA. 

Também foi encapsulada uma variedade de sementes, que, depois, serão doadas para uma série de organizações educacionais e de pesquisa dos EUA. 

E a Agência Espacial Europeia (ESA) também tem um representante fofo nesta viagem. Ele é de nacionalidade alemã–britânica e vem encantando crianças em todo o mundo desde 2007. Estamos falando da estrela de um stop-motion de massinha produzido pelas empresas Aardman Animations, HIT Entertainment e Nickelodeon Productions em parceria com o canal infantil Nick Jr. e a CBBC: Shaun, o carneiro.

Shaun, o carneiro, já tem experiência em voar em microgravidade. Imagem: ESA/Aardman

Apesar de não ter ido ao espaço, como o colega norte-americano, ele tem uma experiência no currículo que, embora não tenha sido um voo espacial propriamente dito, reproduziu as mesmas condições enfrentadas pelos astronautas.

Shaun esteve na aeronave especial Airbus ‘Zero G’ A310 durante um de seus voos parabólicos que recria as condições “sem peso” semelhantes às experimentadas no espaço.

Dentro de cerca de cinco dias, a cápsula Orion chegará à Lua. A espaçonave vai usar a gravidade lunar para ganhar velocidade e impulsionar-se 64 mil km além do nosso satélite natural, quase meio milhão de km da Terra – mais longe do que qualquer ser humano, ou bichinho de pelúcia, já viajou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!