Apesar do seu comprometimento com os carros híbridos, a Toyota também está de olho no mercado cada vez mais movimentado de veículos 100% elétricos. A gigante japonesa aproveitou o Salão do Automóvel de Los Angeles (ou LA Auto Show 2022) para apresentar uma novidade: o bZ Compact, um conceito de SUV compacto movido a bateria.

Como o nome indica, o modelo faz parte da família bZ, uma sigla adotada pela montadora para os seus carros elétricos que representa “Beyond Zero” (além de emissão zero, em tradução livre).

publicidade

Veja também:

Essa linha estreou na China este ano com dois modelos: o sedã bZ3 — que possui baterias com células dividas em lâminas —, e o SUV bZ4X, que chega nos EUA em 2023. Caso se torne um modelo de produção, o utilitário conceito será o novo membro da turma nos próximos anos.

publicidade

“Com design aerodinâmico e recursos tecnológicos nunca antes vistos em um modelo da Toyota, o bZ Concept apresenta uma visão de um futuro próximo dos nossos veículos a bateria”, disse o vice-presidente e gerente geral do grupo Toyota, David Christ.

SUV elétrico bZ Compact. Imagem: Toyota/Divulgação

O conceito foi projetado, segundo o executivo, para expressar “o que há de mais especial nos veículos elétricos”: a diversão de dirigir e o desempenho, além de adotar ideias diferenciadas, como as telas flexíveis no interior.

publicidade

Por fora, o veículo foi desenhado pensando no máximo de eficiência aerodinâmica. A linha do teto, por exemplo, diminui o arrasto, algo essencial para otimizar a autonomia de um carro 100% elétrico.

Materiais sustentáveis

Assim como as concorrentes, a Toyota também adotou a ideia de usar mais matéria-prima sustentável nos seus carros. No caso do SUV, todos os assentos são feitos de vegetais reciclados, por exemplo.

publicidade
Os bancos do bZ Compact são feitos de vegetais reciclados.
Imagem: Carbuzz/Reprodução

No interior, o carro conceito tem estética mais minimalista e até a um agente pessoal personalizado que responde aos comandos de voz dos passageiros, o Yui. O volante é largo e com forma de manche, dando um toque de carro de corrida ao modelo. Já a tela de infoentretenimento, fica posicionada no centro da cabine.

Interior do bZ Compact.
Interior do bZ Compact. Imagem: Carbuzz/Reprodução

Por ora, a Toyota não revelou mais detalhes sobre desempenho e motorização. O que se sabe é que a empresa deseja introduzir cerca de 30 veículos elétricos na sua linha, ainda que sem um prazo definido. 

“A Toyota vislumbra um futuro no qual a neutralidade de carbono é alcançada pela comercialização de produtos com tecnologias avançadas e trem de força de emissão zero”, diz a empresa. “Esse portfólio ajudará a impulsionar a empresa em direção à sua meta de neutralidade de carbono até 2050”.

Imagem principal: Toyota/Divulgação

Via: Carbuzz

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!