O Fiat 500 (ou “Cinquecento” em italiano) é um minicarro que começou a ser produzido na Itália em 1957. Com 65 anos de estrada, o modelo clássico ganhou diversas versões, incluindo algumas modernas como o 500e, a variante elétrica que estreou no Brasil em 2021 por R$ 240 mil.

Agora, a Abarth, a divisão de alto desempenho da Fiat, acaba de anunciar um novo hatch ‘apimentado’: o 500e Abarth — a marca também está de volta ao Brasil com o seu primeiro SUV “tunado”, o Pulse Abarth.

publicidade

Veja também:

O carro ostenta uma pintura bem chamativa em verde neon (ou “Acid Green”, como descreve a Stellantis) e traz o tradicional emblema do escorpião na carroceria acompanhado de um raio, indicando que o modelo é 100% elétrico. O para-choque também ficou mais robusto, com uma nova grade frontal aberta.

publicidade
Fiat 500e Abarth. Imagem: Stellantis/Divulgação

O modelo mais potente e com pegada esportiva terá tiragem limitado de 1.949 unidades, uma alusão ao ano de fundação da Abarth.

Em aceleração, o EV com rodas de 18″ vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos e vem equipado com um motor que gera 155 cavalos (37 cv a mais que o modelo tradicional). Segundo a Stellantis, o ganho proporciona “uma resposta mais rápida” na entrada e saída das curvas.

publicidade
A marca Abarth vem estampada na frente e nas laterais da carroceria. Imagem: Stellantis/Divulgação

Quando o assunto é bateria, não houve mudança. O modelo segue com 85 kW de capacidade e o mesmo sistema de carregamento rápido, que promete recuperar 80% de alcance em 35 minutos. A Fiat ainda não revelou a autonomia oficial por carga.

O motorista poderá escolher entre três modos de direção: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. Os primeiro prioriza alcance, já o intermediário entrega mais potência e recupera energia na desaceleração. O Track, como o nome indica, é totalmente voltado para desempenho.

publicidade

Um truque do novo 500e esportivo é um recurso chamado Gerador de Som, que “imita” o ronco de um motor a combustão no 500e. Uma boa notícia para quem não gosta do zumbido emitido pelos carros elétricos.

Interior do novo 500e Abarth com central multimídia de 10,25″. Imagem: Stellantis/Divulgação

No quesito segurança, o compacto possui seis airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência de faixa, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento e alerta de pontos cegos.

Na Europa, o modelo já está sendo vendido em pré-venda até o dia 22 de dezembro. As entregas começam em fevereiro de 2023.

O 500e Abarth também já está confirmado no Brasil, entretanto, a Stellantis não anunciou uma data de lançamento e nem a expectativa de preço em solo nacional. A estreia pode ficar para o segundo semestre do próximo ano.

Imagem principal: Stellantis/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!