Imagine você encontrar um pequeno tesouro enquanto caminha pela areia da praia. Parece uma história de pirata, mas isso realmente aconteceu no País de Gales, no Reino Unido, só que o tesouro não era ouro e nem dinheiro. Enquanto caminhava pela praia de Gwynedd, no norte do país, o passeador de cães Dave McGirr encontrou um tronco de árvore de cerca de 6 metros de comprimento cheio de conchas brancas.

Dave de início não sabia o que era, mas após uma breve pesquisa descobriu que se tratava de cracas Gooseneck, um molusco que é uma rara iguaria da culinária. Assim que viu, o turista imediatamente tirou fotos das milhares de criaturas agarradas ao pedaço de madeira e publicou em suas redes sociais. “Descobri que são cracas Gooseneck, descritas como raras criaturas marinhas ‘alienígenas'”, comentou ele no post. 

Tentáculos saindo da concha de gracas grooseneck [Imagem: Reprodução/ Facebook Dave McGirr]

Os valores do quilo de cracas Gooseneck custam em torno de £ 80 a £ 90 por quilo, que na cotação atual pode atingir até 500 reais. Dependendo do tamanho das iguarias elas ainda podem custar £ 2  por cada. Portanto, segundo o jornal NorthWalesLive, o achado de Dave poderia valer entre £ 3000 a £ 5000. Um verdadeiro tesouro de quase R $28 mil.

Leia mais!

publicidade

Por que as cracas de Gooseneck são tão caras?

Os valores exorbitantes são devido a enorme dificuldade em apanhá-las. O molusco é geralmente encontrado em rochas e fendas da Costa da Morte na Espanha, que recebe esse nome devido aos inúmeros naufrágios que aconteciam no local. A área também é perigosa para quem vai atrás deles, devido a suas ondas fortes alguns mergulhadores já morreram em busca da iguaria. Elas são muito apreciadas nos países da península ibérica, e diz-se que o sabor do molusco é a junção de lagosta com amêijoa e textura de polvo. 

Mas Dave prefere não prová-las. Em resposta ao jornal gales ele disse “Eles têm tentáculos minúsculos que saem de suas conchas. Nunca experimentei comê-los e, tendo-os visto agora, não tenho certeza se gostaria de tentar.” Nas redes sociais a publicação de Dave sobre o tesouro que encontrou viralizou,  “Alienígenas aterrissaram!!” comentou um de seus seguidores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!.