Um dos recursos mais atraentes dos carros da Tesla é o Autopilot, o sistema de direção semiautônoma da montadora. A partir desta quinta-feira (24), a polêmica versão de testes do recurso foi disponibilizada para todos na América do Norte.

A novidade foi anunciada na madrugada de hoje por Elon Musk no Twitter. O Full Self-Driving Beta (ou FSD, outro nome para o recurso) será liberado para todos os motoristas que compraram o sistema, que sai atualmente por US$ 15 mil. Segundo Musk, o condutor pode solicitar para receber as versões beta do software pela tela de entretenimento do carro.

publicidade

Veja também:

Em tese, o FSD foi criado para aproximar os carros da Tesla da condução 100% autônoma. Para o futuro, a ideia é que o condutor introduza o seu destino e carro dirija sozinho até lá (o que ainda não é a realidade e já causou até acusações de propaganda enganosa contra a empresa).

publicidade

De início, o FSD Beta foi lançado com disponibilidade muito mais limitada e com requisitos prévios, como ter rodado pelo menos 160 km com a função ativada e ter uma pontuação mínima de segurança de 80 no sistema. Segundo o Teslascope, a empresa retirou essas regras antes do anúncio de Musk.

A notícia certamente pegou os reguladores de surpresa, já que outros problemas foram documentados envolvendo o Autopilot (o que deve aumentar com o lançamento generalizado do FSD Beta). Vale recordar que um relatório recente divulgado pela NHTSA também apontou que desde junho de 2021 o FSD esteve envolvido em 273 dos 392 acidentes envolvendo recursos de direção autônoma nos EUA.

publicidade

O grupo de segurança Dawn Project chegou a lançar uma campanha nos EUA alertando sobre os perigos de usar as versões de testes nas ruas. “Estamos enfrentando a implantação imprudente de Elon Musk de carros autônomos inseguros nas estradas”, disse o executivo Dan O’Dowd, um dos membros do projeto.

Imagem principal: TierneyMJ/Shutterstock

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!