Os ursos polares têm como habitat natural o extremo norte do planeta, nas regiões do ártico. Já os ursos pardos possuem uma ampla distribuição geográfica na América do Norte e Ásia. Na Europa alguns exemplares deles ainda podem ser avistados em áreas mais montanhosas e isoladas. Entretanto com o aquecimento global e o consequente derretimento das geleiras essas duas espécies podem passar a coabitar o mesmo espaço, favorecendo o surgimento de híbridos de ursos polares e ursos pardos.

O derretimento das áreas do ártico que os ursos polares utilizam para procurar alimentos, como as focas, faz com que esses animais busquem comida em outros locais mais ao sul das regiões polares. Ao mesmo tempo as áreas congeladas, antes inabitáveis para os ursos pardos, passam a servir como habitat dessa espécie. A agência russa Tass já informou sobre a aproximação geográfica dessas espécies no extremo oriente russo, onde vivem os ursos polares.

publicidade

Os cientistas acreditam que a coabitação desse local facilitará a hibridização das espécies.”Os ursos pardos estão se movendo para a tundra. Eles foram vistos nos limites mais baixos do rio Kolyma, onde os ursos polares vivem”, disse Innokentiy Okhlopkov, cientista da Academia Russa de Ciências (RAS), à TASS.

Leia mais:

publicidade

Antecedentes da hibridização de ursos polares e ursos pardos

A hibridização dessas duas espécies de urso não é uma novidade. A primeira vez em que foi vista um híbrido de urso polar e urso pardo, conhecido como urso grolar, foi em 2006 no Canadá. Os cientistas analisaram uma carcaça de um animal morto por caçadores e observaram que o que até então pensava-se ser um exemplar da espécie polar, possuia características muito diferentes. Após análise de DNA foi constatado se tratar de um cruzamento entre as duas espécies.

Outro exemplar híbrido foi encontrado em 2010, também no Canadá. O exemplar entretanto se tratava do resultado de um cruzamento de um animal pardo e outro já hibrido. O que constatou a presença de outros ursos grolar na região.

publicidade

Hábitos desses animais

Os ursos polares são a maior espécie da família ursidae. São animais quase exclusivamente carnívoros e têm uma dieta baseada em alimentar-se das focas, mas também pode se alimentar de pequenos mamíferos, aves, peixes e vegetais. Enquanto isso, os ursos pardos possuem uma alimentação ampla, se alimentando de insetos, frutas e vegetação, além de outros mamíferos. 

Os animais híbridos compartilham características das duas espécies, o que pode facilitar sua sobrevivência. Entrando especialistas apontam que ele podem colaborar para a extinção dos ursos polares devido ao gene dos ursos pardos sobressair-se sobre a outra espécie.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!