Na segunda-feira (21), um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a Indonésia, matando mais de 160 pessoas e ferindo outras 700. Agora, a notícia vem da Turquia, onde os danos causados por um tremor de 5,9 de intensidade provocaram ferimentos em pelo menos 68 moradores na cidade de Golkaya, na província de Duzce. 

Várias edificações foram destruídas pelo terremoto que atingiu o noroeste da Turquia esta semana. Imagem: Move2Turkey

De acordo com a Presidência de Gerenciamento de Desastres e Emergências do país, o terremoto começou às 4h08 da manhã de quarta-feira (23), pelo horário local (22h08 de terça-feira pelo horário de Brasília) e foi sentido em Istambul, na capital Ancara e em outras localidades da região. 

publicidade

Segundo a agência de notícias Associated Press, dezenas de tremores secundários foram relatados, incluindo um com uma magnitude de 4,3.

Pessoas que deixaram suas casas em pânico no meio da madrugada e acabaram machucadas foram atendidas em hospitais de Golkaya e cidades próximas com ferimentos de gravidades variadas. A maioria das lesões foram causadas por atitudes desesperadas, como saltar de varandas ou janelas.

publicidade

“Embora o terremoto tenha causado danos a muitos edifícios em Golkaya, felizmente, não experimentamos nenhuma destruição ou perda séria”, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em entrevista coletiva.

As escolas foram fechadas por precaução. O revestimento exterior e partes do telhado de um tribunal desabaram. Uma mesquita na aldeia de Saridere, perto do epicentro do terremoto, também sofreu danos e foi fechada, informou a agência estatal Anadolu.

publicidade

Como a maioria dos outros moradores de Duzce, Sebahattin Ozturk, de 64 anos, estava dormindo quando o terremoto ocorreu. “Houve muitos sons como explosões e então minha esposa começou a gritar”, disse ele à AP. “Garrafas e vasos de flores caíram e as portas de nossos guarda-roupas batiam”.

Leia mais:

publicidade

Em 1999, cerca de 1,7 mil pessoas morreram em Duzce em razão de um terremoto ocorrido em agosto, e outras 800 por causa de um poderoso tremor que aconteceu em novembro. O turco Ahmet Cevat Algun diz que o episódio desta semana lembrou os eventos. “Acho que demorou de 40 a 45 segundos, como em novembro de 1999. Estávamos com tanto medo de não saber o que fazer. Passamos pela mesma coisa novamente”.

Autoridades disseram que cerca de 80% dos edifícios na área foram reconstruídos ou reformados após os dois eventos daquele ano. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!