A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na segunda-feira (28), a fabricação de um novo produto medicinal à base de cannabis, o Canabidiol Ease Labs 100 mg/ml. O remédio será fabricado pela Ease Labs Laboratório Farmacêutico sob a forma de solução de uso oral. 

Além do canabidiol (CBD) na medida de 100 mg/mL, o medicamento não deve conter mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC), seguindo as normas da agência. A venda do produto será feita em farmácias e drogarias, com prescrição médica, por meio de receita especial do tipo B, de cor azul. 

publicidade

Leia mais! 

No total, a Anvisa já aprovou 23 medicamentos de cannabis no país, nove à base de extratos de Cannabis sativa e 14 de canabidiol. A consulta aos produtos pode ser feita no portal da agência

publicidade

Entre fevereiro e maio deste ano a reguladora liberou mais sete produtos; três são formulações diferentes do Extrato de Cannabis Sativa, com 160,32 mg/mL, produzidos pela Greencare e pela Mantecorp Farmasa. 

Imagem: KUMRUEN JITTIMA – Shutterstock

O primeiro medicamento à base da Cannabis foi liberado em 2015. Os remédios são conhecidos por serem utilizados no tratamento de diversas doenças, como Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia, artrite, etc. Além disso, os medicamentos também são utilizados para aliviar dores crônicas causadas por cânceres. 

publicidade

Recentemente, os resultados de um estudo realizado pela Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu, mostraram que um paciente de 78 anos teve uma reversão significativa nos sintomas de Alzheimer após tratamento com óleo à base de cannabis. O acompanhamento apontou melhoras no humor, sono e memória, além de o progresso da doença ter se mantido estável. Veja detalhes do caso aqui! 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!