Foi anunciada ontem (30) pela AWS a Stability AI, uma das novas empresas com grande potencial de AI generativa. A empresa por trás disso é a Stable Diffusion, que está dobrando sua capacidade em nuvem e  tornando-se um dos principais provedores para constituir AI para imagem, linguagem, áudio, vídeo e geração de conteúdo 3D da Microsoft.  

A proposta da Stability AI é de disponibilizar, junto com a AWS, ferramentas e modelos de códigos abertos para pesquisadores, estudantes, startups e empresas. Esta proposta é muito semelhante à que foi feita pela Microsoft e a OpenAI quando anunciaram parceria. 

Leia mais:

Segundo o TechCrunch, a Stability AI anunciou um financiamento de US$ 101 milhões e já usa as melhores GPUs Nvidia na nuvem AWS para treinar seus modelos. As empresas agora estão apenas formalizando a parceria, e a Stability AI está planejando usar a plataforma Sage Maker ML da AWS, os serviços de nível inferiores com GPUs e os chips Trainium da AWS. 

publicidade

A Stable Diffusion, que recentemente foi atualizada para sua versão 2.0, não está isenta de ser controversa. Um exemplo é sua capacidade de criar conteúdos adultos, algo que a versão 2.0 é capaz de filtrar. Ou também pelo fato destes modelos utilizarem imagens de artistas que optaram para que seus trabalhos não sejam usados para treinar estes modelos. 

Imagens geradas com o prompt “autorretrato de uma Inteligência Artificial”
Imagens geradas com o prompt “autorretrato de uma Inteligência Artificial” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Podemos afirmar que a Stability AI está tomando o lugar da OpenAI e assumindo um pouco a sua mentalidade, porém de uma forma mais cautelosa de como expõe seus modelos. Esta nova abordagem parece estar ganhando mais desenvolvedores e impulsionando esta inovação para o espaço. 

Emad Mostaque, fundador e CEO da Stability AI, disse que sua missão é construir a base para ativar o potencial da humanidade através da AI. “A AWS desempenhou um papel fundamental no dimensionamento de nossos modelos de fundação de código aberto em todas as modalidades. Temos o prazer de executar esses modelos no Amazon SageMaker para permitir que dezenas de milhares de desenvolvedores e milhões de usuários aproveitem o poder da IA ​​com um conjunto robusto de ferramentas. Estamos ansiosos para ver as coisas incríveis que os desenvolvedores constroem e os clientes projetam e implementam usando inteligência coletiva e tecnologia aumentada”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!