Físicos anunciaram em publicação da revista Nature terem criado teoricamente buracos de minhoca. Parece coisa de filme de ficção científica, mas eles precisaram apenas de um computador quântico. Eles anunciaram na quarta-feira (30) que conseguiram simular dois minusculos buracos negros atraves do computador quantico do Google chamado Sycamore. Os pesquisadores conseguiram transmitir uma mensagem entre eles através de um túnel no espaço-tempo.

Os buracos de minhoca também são chamados de pontes de Einstein-Rosen, nome dado em homenagem aos físicos que os descreveram, Albert Einstein e Nathan Rosen. Eles são túneis formados por enormes distorções no espaço tempo e são considerados “portais” que ligam dois pontos distantes do universo. Apesar de não ter sido realmente comprovado a existência deles, eles são possíveis soluções para as equações da relatividade geral de Einstein

A simulação do buraco de minhocas

A mensagem teletransportada por eles eram informações quânticas, e o êxito da ação sugere se tratar de um buraco de minhoca atravessável. Além disso, os cientistas disseram que nenhuma ruptura no espaço-tempo foi criada fisicamente. “Parece um pato, anda como um pato, grasna como um pato. Então é isso que podemos dizer neste ponto – que temos algo que, em termos de propriedades que observamos, parece um buraco de minhoca” disse um dos co-autores da publicação Joseph Lykken, do Fermilab, o laboratório americano de física de partículas e aceleradores, a Reuters.

Apesar de incrível, ainda estamos longe de enviar pessoas, seres vivos ou outros objetos por esse portais. “Experimentalmente, para mim, direi que está muito, muito longe. As pessoas vêm até mim e me perguntam: ‘Você pode colocar seu cachorro no buraco de minhoca?’ Então, não”, disse a física do Caltech Maria Spiropulu, co-autora da pesquisa, em coletiva de imprensa.  “Há uma diferença entre algo ser possível em princípio é possível na realidade” acrescenta Lykken.

Os físicos acreditam que a descoberta é uma conquista técnica muito importante e uma maneira de entender questões do nosso universo dentro de um laboratório. “Essas ideias existem há muito tempo e são ideias muito poderosas”, disse Lykken. “Mas, no final, estamos na ciência experimental e estamos lutando há muito tempo para encontrar uma maneira de explorar essas ideias no laboratório. E é isso que é realmente emocionante sobre isso. Não é apenas, ‘Bem, buracos de minhoca são legais.’ Esta é uma maneira de realmente olhar para esses problemas fundamentais do nosso universo em um ambiente de laboratório”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!