A União Europeia decidiu que as companhias aéreas podem fazer a instalação da tecnologia 5G nas aeronaves. Com isso, passageiros de voos no território europeu poderão utilizar a mais recente rede móvel durante suas viagens.

A decisão é um marco nas telecomunicações, e põe fim ao famoso “modo avião” exigido pelas companhias aéreas, que desativa toda comunicação de um smartphone com as redes. Desde 2003 a Comissão da União Europeia reservou algumas frequências específicas para uso exclusivo em aeronaves, porém essas redes apresentavam uma lentidão considerável se comparada às frequências mais recentes de rede 4G/5G.

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Imagem: Suwin/Shutterstock

Em comunicado publicado pela União Europeia, Thierry Breton, Comissário para Mercado Interno, disse que além dos benefícios de conexão para os passageiros, a utilização da rede 5G nas aeronaves permitirá oportunidades de crescimento para as empresas europeias.

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“O 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias. O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade super rápida e de alta capacidade”.

Em entrevista à BBC, Mas Whittingham, executivo-chefe do Comitê de Segurança de Voo do Reino Unido, disse que a utilização do modo avião era importante pois não havia muito entendimento sobre a forma que as redes móveis poderiam interferir nos aviões.

“Havia a preocupação de que eles pudessem interferir nos sistemas automáticos de controle de voo”, disse Whittingham. “O que foi descoberto com a experiência é que o risco de interferência é muito pequeno. A recomendação sempre foi que, uma vez em voo, os dispositivos devem estar no modo avião”.

A comissão estabeleceu que o prazo para os países membros da União Europeia disponibilizarem as faixas de frequência de 5 GHz nas aeronaves é até 30 de junho de 2023.

Nos EUA, operadoras de rede móvel AT&T e Verizon receberam autorização para ativar a mais recente rede móvel em janeiro deste ano. Antes da decisão ser aprovada, a Administração Federal de Aviação (FAA) se opôs ao uso da rede 5G.

A FAA alegou que a tecnologia poderia interferir em instrumentos de aviação, isso porque a frequência da banda C da rede 5G estaria muito próxima das frequências 4.2 GHz e 4.4 GHz utilizadas pelos altímetros das aeronaves. 

No Brasil, a Embraer e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciaram em janeiro de 2022 que testariam a interferência da rede 5G nas aeronaves. 

Após consulta pública realizada em maio, a Anatel e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgaram alguns requisitos para que o uso da faixa de frequências entre 3.300 MHz e 3.700 MHz não interfiram no funcionamento dos altímetros de aviões.

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