A Toyota ainda reluta em apostar todas as suas fichas nos carros elétricos (apesar de já ter uma linha dedicada para eles). Em vez disso, a gigante japonesa vai à contramão da indústria automobilística e prefere tirar o máximo proveito do seu sistema de célula de combustível de hidrogênio, que fez sucesso no Mirai

A montadora acaba de anunciar que firmou um acordo com o governo britânico e quatro empresas para financiar o desenvolvimento de um novo carro com essa mesma tecnologia. O modelo escolhido foi a picape Hilux.

publicidade

Veja também:

Segundo o comunicado de imprensa da Toyota, os parceiros vão “apoiar a integração técnica dos componentes da célula de combustível no chassis da Hilux” com soluções de gerenciamento térmico, experiência em termodinâmica, além de ajudar com as classificações de segurança contra colisões.

publicidade
Imagem: Toyota/Divulgação

A Toyota solicitou o financiamento há um ano. Os fundos cobrirão o desenvolvimento do veículo usando componentes de célula de combustível de segunda geração, os mesmo usados no último Mirai. O projeto é liderado pela Toyota Motor Manufacturing UK (TMUK).

A empresa acredita que o hidrogênio pode ser a chave para descarbonizar os setores de transporte onde os veículos elétricos ainda não se encaixaram por falta de infraestrutura. Os primeiros protótipos da Hilux movida a hidrogênio ficarão prontos para testes ao longo de 2023.

publicidade

Bicicleta com célula de hidrogênio?

Além dos carros, outra solução sustentável de mobilidade urbana surgiu em 2007: as bikes movidas a hidrogênio, uma espécie de veículo híbrido que fica no meio do caminho entre uma motocicleta e uma bicicleta.

Mais de uma década depois, a francesa Pragma Mobility tenta reviver a ideia. Um dos seus projetos mais recentes é a Alpha, uma bicicleta que, segundo a fabricante, oferece cerca de três vezes o alcance médio de uma e-bike. Saiba mais sobre a novidade aqui.

publicidade

Imagem principal: Toyota/Divulgação 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!