A tecnologia está presente cada vez mais em nosso dia a dia, e atualmente os trabalhos que são feitos apenas utilizando um computador vem se tornando cada vez mais comuns. No entanto, o uso prolongado e prematuro de telas têm influenciado o aumento de casos de miopia. 

O luso-brasileiro Dr. Fabiano de Abreu, PhD em neurociência, realizou um estudo indicando a relação entre o uso excessivo de telas e o aumento nos casos de miopia. “Estudos recentes mostraram que existe uma ligação entre o aumento do tempo de tela e a miopia ou outros problemas como fadiga ocular, visão turva, dores de cabeça e distúrbios do sono. Uso de computador, tablet, smartphone, videogame ou televisão podem prejudicar sua visão”, afirma o doutor.

publicidade

Leia mais:

O artigo também relata problemas de acesso precoce a telas. Neste caso, a educação e leitura também estão tendo relação com o aumento de casos de miopia, além dos videogames. Apesar das causas genéticas, outros fatores influenciam esse processo. 

publicidade

“Nos Estados Unidos, os casos de miopia em crianças mais que dobraram nos últimos 50 anos […] essa relação é devido às condições de estudos desde muito cedo. Populações geneticamente suscetíveis a leitura e educação precoce assim como populações com maior acesso às telas. […] está bem documentado que os casos de miopia aumentaram em conjunto com a era digital como no caso dos chineses que, segundo dados, possuem três vezes mais miopia do que os hispânicos”.

miopia
Imagem: shutterstock/Nina Buday

Dicas para evitar a miopia

Entendemos a dificuldade de diminuir o uso de telas no dia a dia, porém, o estudo aponta alguns hábitos que podem te ajudar a diminuir esta tendência, confira!

publicidade

“Ao usar um dispositivo digital por longos períodos de tempo, recomendamos a regra 20 – 20 – 20. A cada 20 minutos, olhe para algo a seis metros de distância por 20 segundos. Estar perto de uma janela e definir um alarme recorrente pode ajudar nesse objetivo”.

“Para as crianças, defina um alarme para uso do computador ou espace marcadores ou clipes de papel para lembrá-los de fazer uma pausa para os olhos ao ler um livro. Limite o tempo de tela desnecessário e aumente o tempo de jogo ao ar livre. Treine as crianças para usar telas de 24 polegadas ou mais distantes, em vez de menos de 12 polegadas, que ficam muito perto dos olhos e use óculos de sol com proteção UV”.

publicidade

Outros meios de prevenção são passar mais tempo ao ar livre com luz natural; usar lentes de contatos rígidas para achatar temporariamente a córnea e reduzir a miopia (ortoceratologia); usar colírio de atropina em baixa concentração; estudar ao ar livre utilizando a técnica 20-20-20; não fumar e evitar ambientes com fumaça e ter uma alimentação com ômega-3.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!