A Epic Games lançou em parceria com a Capturing Reality na última quinta-feira (1) uma versão para iPhone do aplicativo RealityScan, que transforma fotos em projetos 3D. A primeira versão da ferramenta foi divulgada em abril desse ano, em uma versão beta limitada.

O RealityScan funciona através do software fotogramétrico RealityCapture que cria, a partir de fotos de qualquer objeto, uma versão 3D. Posteriormente, os projetos podem ser hospedados no aplicativo Sketchfab, também da Epic, para uso pessoal ou até mesmo para serem vendidos. A proposta do RealityScan é reproduzir uma versão digital de objetos que existem no mundo real.

publicidade

Leia mais:

Segundo o Engadget, o RealityScan pede que o usuário tire cerca de 20 fotos do objeto, ou mantenha o botão ”captura” pressionado enquanto se movimenta para conseguir a captação em 360°. Após processar as imagens, com ajuda dos servidores do RealityCapture, você pode exportar a digitalização finalizada para o Sketchfab, onde ficará armazenado para uso futuro.

publicidade

Após o armazenamento no aplicativo, a versão 3D fica disponível para reproduzir em projetos pessoais, ou até mesmo para ser utilizado em ambientes virtuais, como realidade virtual ou realidade aumentada. A Epic afirma que o modelo pode ser usado também nos softwares Unreal Engine, Twinmotion, MetaHuman ou qualquer outra ferramenta de pós-processamento.

Confira esse tutorial feito pela Capturing Reality:

publicidade

O RealityScan está disponível gratuitamente para dispositivos IOS. Além disso, os usuários do RealityScan serão atualizados automaticamente para uma conta do Sketchfab Pro. Estima-se que a Epic Games divulgue também uma versão para Android ainda em 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!