Todos os automóveis, independente da motorização, causam um problema em comum nas ruas: a dispersão de poeira fina e partículas tóxicas que saem dos freios. Apesar de ainda não existir uma solução definitiva para o problema, algumas empresas estão de olho em algo que pode funcionar.

A Mercedes-Benz e a Audi, por exemplo, firmaram uma parceria com a fornecedora de peças Mann + Hummel para criar um filtro de partículas capaz de “limpar o ar”, coletando esse material nocivo do ambiente. O componente fica instalado na parte frontal dos veículos e funciona basicamente como um sistema de filtragem de ar residencial.

publicidade

Veja também:

A divisão de vans comerciais da Mercedes firmou uma parceria com os correios da Áustria para testar a novidade no mundo real. O serviço de entregas está usando desde agosto duas eSprinter equipadas com filtros de partículas.

publicidade
Van elétrica eSprinter equipada com sistema de filtragem do ar. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

A ideia é ver na prática como o sistema pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em Graz, no sul do país. Os dois veículos totalmente elétricos circulam em rodízio todos os dias pelo centro da cidade. Até então, a dupla já percorreu cerca de 6,4 mil km nas suas rotas de entrega.

Todos os dias, as vans rodam em média 60 km, parando cerca de 100 vezes para entregar 160 encomendas. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Os resultados iniciais são animadores. Segundo a montadora alemã, após 60 dias de uso, as duas eSprinters capturaram 6,4 kg de poeira fina do ar, partículas que teriam provavelmente entrado nos pulmões dos pedestres. O resultado final dos testes serão divulgados em meados de 2023. 

publicidade

A Audi também implantou um sistema semelhante em um protótipo do E-Tron. Seu sistema funciona em dois modos: em movimento, o carro elétrico filtra o ar passivamente. Já no carregamento, o ventilador na dianteira do veículo é acionado para transportar o ar ambiente através dos filtros.

Imagem principal: Mercedes-Benz/Divulgação

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!