Nesta quarta-feira (7) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o risco de uma guerra nuclear está aumentando. Ele ressalta, no entanto, que seu país “não enlouqueceu” e que seu próprio arsenal nuclear é “puramente defensivo”. 

Vladimir Putin, presidente da Rússia, falou em defender seu território e aliados “com todos os meios possíveis”. Imagem: Salma Bashir Motiwala – Shutterstock

Segundo o mandatário, a Rússia vai defender seu território e seus aliados “com todos os meios disponíveis”, acrescentando que foram os EUA que implantaram as chamadas armas nucleares “táticas” em outros países.

publicidade

Otan considera Rússia culpada pela guerra na Ucrânia

Jens Stoltenberg, chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) considera a Rússia culpada por não sinalizar nenhuma chance de negociação com a Ucrânia. Segundo o jornal britânico Financial Times, Stoltenberg solicitou aos países membros da aliança que continuem fornecendo armas à Ucrânia, pois a Rússia estaria se preparando para um ataque.

Na última semana, o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que o país está preparado para isso, colocando-se à disposição para dialogar com Putin e tentar encontrar alguma forma de acabar com a guerra. 

publicidade

Leia mais:

Segundo a agência de notícias Reuters, o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediu ao presidente russo para “chegar o mais rápido possível a uma solução diplomática, incluindo a retirada das tropas russas”.

publicidade

Na terça-feira (6), um terceiro aeródromo da Rússia foi incendiado por um ataque de drone, um dia depois que a Ucrânia demonstrou uma aparente nova capacidade de penetrar centenas de quilômetros no espaço aéreo russo com ataques a duas bases aéreas do país adversário. 

Autoridades da cidade russa de Kursk, perto da fronteira com a Ucrânia, divulgaram fotos de fumaça preta sobre um aeródromo nas primeiras horas da manhã e revelaram que um tanque de armazenamento de óleo foi incendiado, sem que houvesse vítimas.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!