Como é sabido, os navegadores atuais usam muita memória, algo preocupante para computadores com 8GB ou menos. Pensando nisso, o Google anunciou, nesta quinta-feira (8), duas novas configurações para o Chrome: economia de energia e de memória.

Segundo a gigante das buscas, o modo de economia de memória é capaz de diminuir o uso de espaço em até 30% ao colocar uma ou mais guias inativas para hibernar, algo já presente no Microsoft Edge há alguns anos. As guias serão recarregadas assim que o usuário necessitar abri-las novamente.

publicidade

Leia mais:

Enquanto isso, o modo de economia de energia limita as atividades em segundo plano e efeitos visuais em sites com animações e vídeos quando o notebook atingir 20% ou menos de bateria.

publicidade

Os recursos estão disponíveis no Chrome 108 e serão liberados mundialmente para Windows, macOS e ChromeOS nas próximas semanas. Se o usuário não ativar os novos modos, pode deixá-los desativados.

“Guerra” entre Chrome e Edge

Como dito mais acima, o Microsoft Edge já possui o recurso de economia de memória há alguns anos. Seguindo essa linha, a Microsoft divulgou, um dia antes do anúncio do Google, que o Edge hibernou 1,38 bilhões de guias em setembro.

publicidade

A gigante da tecnologia indica ainda que o Edge reduz 83% de uso de memória em relação ao seu uso normal. O recurso hiberna guias inativas após cinco minutos sem uso (podendo ser reduzido a 30 segundo de inatividade). No início desse ano, ele foi melhorado no Edge 100, lançado neste ano.

Outra função do Edge que reduz o uso de energia e memória é o modo jogo, pelo qual ele automaticamente reduz o uso de CPU quando o usuário está jogando um game.

publicidade

Com informações de TechCrunch

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!