Depois de “passar” por Urano, a Lua vai dar sequência à sua “turnê mensal” de janeiro pelos planetas ao “visitar” Marte nesta terça-feira (3), compartilhando a mesma ascensão reta com o Planeta Vermelho, em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica. 

Lua e Marte compartilhando a mesma ascensão reta no céu desta terça-feira (3). Imagem: Stellarium

Além disso, por volta das 16h51 (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília) ocorre o chamado appulse, termo que se refere à separação mínima aparente entre dois corpos no céu, de acordo com o guia de astronomia Starwalk Space.

publicidade

O que diferencia as duas expressões é que, embora o termo “conjunção” também seja utilizado popularmente para representar uma aproximação aparente entre dois astros, tecnicamente, a conjunção astronômica só ocorre no momento em que os dois objetos compartilham a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre).

Na prática, esse é o momento em que os dois corpos e a Terra estão em perfeito alinhamento no Sistema Solar, quando vistos de cima.

publicidade

No Brasil, o par estará logo ao anoitecer, por volta das 19h05, atingindo uma altitude de 40º acima do horizonte sentido nordeste, na constelação de Touro, e alcançando seu ponto mais alto no céu às 22h50 e desaparecendo de vista aproximadamente às 2h55. Esses dados têm como referência um observador baseado em São Paulo e variam relativamente conforme a sua localização.

Leia mais:

publicidade

Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e talvez um dos mais destacados do céu noturno devido à sua famosa tonalidade vermelha. A cor se deve à presença de minerais ricos em óxido de ferro na poeira que cobre sua superfície.

Depois de Marte, os próximos planetas a receber a visita da Lua este mês serão Mercúrio (20), Saturno (23), Júpiter (25), voltando a passar por Urano (29) e Marte (31). Essa série de conjunções ocorre em razão de o nosso satélite natural orbitar a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!