Jeremy Renner, que vive o Gavião Arqueiro dos “Vingadores”, sofreu um acidente no primeiro dia do ano enquanto usava um limpa-neve na estrada perto de sua casa, em Nevada, EUA. Segundo um porta-voz do artista em entrevista ao The Hollywood Reporter, o acidente foi grave e Renner “sofreu trauma torácico contuso e lesões ortopédicas”, sendo submetido a duas cirurgias. 

O representante acrescentou que o ator segue internado em estado crítico, porém estável. “A família de Jeremy gostaria de expressar sua gratidão aos incríveis médicos e enfermeiras que cuidam dele. Eles também estão tremendamente impressionados e agradecidos pela manifestação de amor e apoio de seus fãs”, disse em comunicado divulgado na segunda-feira (2). 

publicidade

Leia mais! 

O que é trauma torácico? 

Trauma torácico são lesões causadas na região do peito, incluindo costelas, coração e pulmão, sejam elas por quedas, acidentes automobilísticos ou impactos no geral. Casos de trauma torácico contuso se referem, por exemplo, a acidentes de carro, quando há pancadas sem perfurações de pele — muitas causam também a contusão pulmonar, que resulta na falta de ar. Há também traumas penetrantes, o caso de lesões no peito com armas de fogo ou arma branca, e ainda os mistos, quando as duas situações ocorrem. 

publicidade
Imagem: shutterstock/create jobs 51

Por se tratar de uma região que envolve partes vitais, como o pulmão e coração, o tipo de diagnóstico é considerado grave e de extrema urgência, já que alguns casos podem levar a morte. Tanto os pulmões quanto as vias aéreas podem ser comprometidas, bem como a circulação sanguínea — sangramentos podem levar ao choque, falta de retorno venoso, pressão arterial baixa, desmaios, tonturas e insuficiência cardíaca. 

Impactos na região do tórax também podem prejudicar a caixa torácica, ossos que protegem o coração e os pulmões — perfurações podem ocorrer a partir da quebra de ossos. A dor intensa também é uma característica do quadro. Lesões podem se sobrepor às outras em várias regiões, afetando também o abdômen. 

publicidade

O tratamento para um trauma torácico depende do tipo e gravidade de lesão que o paciente apresenta, mas geralmente a internação é necessária. A intubação para controlar a respiração também é bastante usada, além de drenagem torácica em caso de pneumotórax — presença de ar nos pulmões. 

Imagem: shutterstock/Studio Romantic

Jeremy Renner também sofreu lesões ortopédicas: elas são decorrentes de traumatismos, forças aplicadas sobre o osso que são maiores que sua resistência e podem causar contusões, entorses, luxações e lesões musculares. Ao THR, pessoas próximas ao ator contaram que a máquina que ele usava para limpar a neve passou em cima de sua perna — o que explicaria o diagnóstico. Segundo reportagem do The Independent, o veículo que o ator estava usando se chama snowcat, lembra uma caminhonete e pesa ao menos seis toneladas.

publicidade

Contudo, vale pontuar que nenhum detalhe sobre como o acidente ocorreu foi divulgado pela família ou assessoria de Renner. 

Na terça-feira (3), o artista também usou seu Instagram para acalmar e enviar uma mensagem de agradecimento aos fãs. “Agradeço a todos pelas palavras gentis. Estou muito ‘quebrado’ para escrever. Mas mando amor para todos vocês”, escreveu ao publicar uma foto no hospital. Veja aqui

Renner ficou conhecido por interpretar Clint Barton (Gavião Arqueiro) nos filmes da Marvel e protagonizou uma série própria do personagem para a Disney Plus. Atualmente é protagonista da série “Mayor of Kingstown”, da Paramount+.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!