A Intel anunciou durante a CES 2023 a 13ª geração de processadores Core para notebooks, tendo como grande destaque o Intel Core i9-13950HX, o primeiro chip móvel com 24 núcleos.

A família Core de 13ª geração para notebooks é conhecida como Raptor Lake e conta com 32 chips diferentes dentro das linhas i9, i7 e i5. Os processadores em si não trazem grandes inovações em comparação com a geração anterior, tendo as principais diferenças relacionadas ao desempenho.

publicidade

Leia mais:

O carro-chefe é o Intel Core i9-13950HX, da família top de linha HX. Com 24 núcleos – sendo o primeiro do tipo para notebooks -, ele também tem frequência turbo de até 5,6 GHz e compatibilidade com até 128 GB de RAM DDR5 até 5.600 MHz e DDR4 de até 3.200 MHz, além de melhorias gráficas que garantem desempenho até 12% superior à geração anterior para jogos, de acordo com a Intel.

publicidade

Todos os processadores da linha ainda contam com suporte a tecnologias como PCIe 4.0 e 5.0, DisplayPort 1.4, HDMI 2.0b, Wi-Fi 6E, Bluetooth LE Audio e Thunderbolt 4, além de permitirem overclock.

Intel também anuncia novidades para linhas H, P e U

As linhas H, P e U, voltadas para notebooks gamers (H), ultrabooks premium (P) e notebooks básicos (U) também receberam novidades, com até 14 núcleos, além de suporte a Wi-Fi 6E, até quatro portas Thunderbolt 4 e a unidade de processamento visual Intel Movidius, que promete melhorar a experiência de uso da webcam dos notebooks ao focar em efeitos como fundo borrado, redução de ruído e enquadramento automático durante videochamadas sem que a CPU e a GPU precisem lidar com essas tarefas.

publicidade

A Intel afirma que mais de 300 aparelhos devem ser lançados por marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, MSI, Razer, Republic of Gamers, Samsung e mais usando esses novos processadores H, P e U. No caso dos processadores HX, são mais de 60 modelos a serem lançados em 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!