Um estudo publicado na revista Nature Astronomy, liderado por pesquisadores chineses, descobriu que o “ferro férrico” (também chamado de ferro não-heme) é onipresente e está em constante crescimento na superfície da Lua.

Segundo o site Phys, os professores Xu Yigang e He Hongping, do Instituto de Geoquímica de Guangzhou, da Academia Chinesa de Ciências, identificaram um alto teor de ferro férrico nos aglutinados vítricos do solo lunar coletados pela missão chinesa Chang’e-5.

Amostras de solo lunar trazidas à Terra pela missão chinesa Chang’e-5, em 2020, foram analisadas pelos pesquisadores para entender a formação de ferro férrico. Imagem: Administração Espacial Nacional da China (CNSA)

Em química, esse termo é reservado para ferro com um número de oxidação de +3, também notado como ferro (III) ou Fe³⁺. A equipe comandada por eles descobriu que o  Fe³⁺ presente na Lua foi formado a partir de uma reação de desproporção de carga desse elemento em processos de impacto de micrometeoroides. Tal constatação desafiou o conhecimento prévio sobre a forma, o conteúdo e a evolução do ferro férrico lunar.

Para estimar a concentração férrica em minúsculas partículas aglutinadas (~100 μm) formadas durante impactos micrometeoroides, os pesquisadores observaram a morfologia da superfície das partículas usando microscopia eletrônica de varredura.

publicidade

Eles coletaram amostras de uma folha em escala de mícrons usando um feixe de íons focados e, em seguida, examinaram-na usando microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM) e espectroscopia de perda de energia eletrônica (EELS). 

Os cientistas estimaram a distribuição tridimensional de espécies de ferro com várias valências (índice que denota a capacidade que um átomo de um elemento tem de se combinar com outros átomos) usando a tecnologia de tomografia eletrônica baseada em EELS. 

Leia mais:

Com base nos resultados quantitativos, eles concluíram que, enquanto o ferro férrico foi formado a partir da reação de desproporção da carga durante impactos de micrometeoroides, o outro tipo de ferro identificado foi formado pela irradiação do vento solar.

Além disso, eles também descobriram que a reação de desproporção de carga está em andamento na Lua, já que os micrometeoritos continuam bombardeando a superfícielunar. “Os impactos repetitivos de micrometeoroides na superfície lunar sugerem que o teor de ferro férrico induzido pelo impacto está aumentando progressivamente”, disse o Prof. Xu.

“O alto teor desse elemento descoberto no vidro aglutinado, no entanto, não representa uma Lua oxidada, pois a reação de desproporção de carga não introduz oxigênio extra ou remove nenhum elétron do astro. Mas, a evolução induzida pelo impacto da valência de ferro poderia lançar luz sobre a evolução ambiental da superfície de corpos sem ar”, acrescentou o pesquisador.

Nota: Este texto foi atualizado, corrigindo a informação de que teria sido detectado “ferro ferroso” na Lua. Em química o termo “férrico” é reservado para ferro com um número de oxidação de +3, também notado como ferro (III) ou Fe³⁺. Por outro lado, ferroso refere-se a ferro com número de oxidação de +2, notado ferro (II) ou Fe²⁺. Observação apontada pelo leitor Alexandre D. Martins Cavagis, químico com mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e PhD pela Universidade de Groningen (RuG), na Holanda, e professor da Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba (UFSCar Sorocaba).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!