Para quem tem um notebook com poucas portas USB-C, um hub pode ser uma ótima solução, especialmente se ele puder carregar outros aparelhos com uma boa velocidade, e tiver as portas que o seu PC ou notebook não oferece.

Esse é o caso do hub USB-C 7-em-1 da Ugreen, que nós testamos no último mês. O pequeno acessório também é uma boa solução para PCs ou notebooks que não contem com porta Ethernet ou uma HDMI

Leia mais:

Porta Ethernet do Hub USB-C 7-em-1 tem suporte a velocidades de 1 Gbps
Porta Ethernet do Hub USB-C 7-em-1 tem suporte a velocidades de 1 Gbps / Foto: Nick Ellis

A porta Ethernet tem suporte a velocidades de até 1 Gbps e é muito importante para quem quer produzir conteúdo como lives, sem ter que se preocupar com eventuais falhas no sinal Wi-Fi.

publicidade
Porta HDMI do hub USB-C da Ugreen tem suporte a resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz
Porta HDMI do hub USB-C da Ugreen tem suporte a resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz / Foto: Nick Ellis

Já a porta HDMI é fundamental para assistir a um filme ou uma série na tela da TV no fim do dia. Ela é compatível com resolução 4K e tem suporte a uma taxa de atualização de 60Hz. Com a possibilidade de acessar cartões SD e microSD, o hub USB-C da Ugreen pode ser útil em várias ocasiões, em diferentes situações. 

Porta para conectar no computador é USB-C

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que esse hub é USB-C, ou seja, você vai precisar ter uma porta desse tipo no seu computador, ou então usar um adaptador, o que vai contra o propósito do hub. A Ugreen vende outros hubs com USB-A, entao é bom checar antes de comprar. 

Caso o aparelho tenha uma USB-C, ele deve funcionar com esse hub. Assim, é possível conectá-lo em praticamente qualquer aparelho com porta USB-C, seja um PC desktop, notebook, um iPad, um smartphone Android ou até mesmo um Nintendo Switch. 

Hub USB-C 7-em-1 da Ugreen oferece várias possibilidades
Hub USB-C 7-em-1 da Ugreen oferece várias possibilidades / Foto: Nick Ellis

Outro detalhe bem interessante do versátil hub USB-C da Ugreen são os dois slots para cartões de memória SD/FT e microSD. Mas, se muitos cartões microSD contam com adaptadores SD, por qual motivo ter dois slots? Simples, eles podem ser usados para conectar até dois cartões de forma simultânea.

O design é bem simples e funcional. O acabamento em metal é bem bonito, e o cabo trançado tem o mesmo estilo do cabo que testei aqui, e que gostei bastante. De um lado, ficam a porta HDMI e uma USB-C, e do outro, duas USB-A e os leitores de cartões SD e microSD. 

Na ponta do hub, fica a porta Ethernet. Como citei no começo desse post, a porta Ethernet RJ45 permite conexões com velocidade de até 1 Gbps, o que pode ser muito útil para gravar um podcast ou uma live, e não ficar sujeito a instabilidades na sua rede Wi-Fi. 

Portas USB são para transferência de dados

As duas portas USB 3.0 (formato USB-A) são para transferência de dados, não para carregamento. Para carregar outros dispositivos, é preciso usar a porta USB-C que fica ao lado da HDMI.

Um detalhe interessante é que essa porta USB-C conta com carregamento Pass-Through. Assim, ela pode ser usada carregar o próprio notebook no qual o hub está ligado. Segundo a Ugreen, conectado a um carregador de 100W, ele oferece 95W de energia na passagem.

Testei ele com um carregador Ugreen para carregar um notebook, e embora não tenha um cabo para medir a energia exata da saída de energia, a velocidade de carregamento foi bem rápida. 

É claro que ele poderia ter mais portas USB-C para carregamento ou até transferência de dados, mas o hub USB-C 7-em-1 da Ugreen entrega exatamente o que promete. Assim, ele pode fazer a diferença para pessoas que contam com MacBooks recentes ou outros notebooks com poucas portas USB, ou quem precisa de uma HDMI, ou uma porta Ethernet. 

Preço no Brasil

Na loja oficial da Ugreen na Shopee, esse hub USB-C 7-em-1 custa a partir de R$ 140. Confira outras lojas abaixo.