O Google deve anunciar uma alternativa para o rastreador AirTag da Apple e a SmartTag da Samsung. A novidade vem de um desenvolvedor chamado Kuba Wojciechowski, que encontrou indícios deste produto em um código interno do gigante das buscas, com nome de Grogu – sim, o Baby Yoda.

Os rastreadores de dispositivos estão ficando mais comuns no cotidiano, salvando a pele de quem perde a chave dentro da própria casa ou não sabe onde foi parar a carteira, ou então quer ver o caminho da mala dentro do aeroporto. A Apple tem uma solução própria que usa a proximidade de iPhones e iPads para te dizer onde está um produto, com a Samsung fazendo a mesma coisa com seus aparelhos.

Leia mais:

Agora o Google parece querer entrar na festa, levando para dentro de todo Android o suporte para um produto ainda sem nome, mas com código de “Grogu”. De acordo com a referência encontrada por Wojciechowski, a tecnologia vai tirar proveito de outra já existente: a Fast Pair. Ela permite que acessórios como fones de ouvido encontrem um celular para pareamento, sem a necessidade de abrir o menu de Bluetooth.

publicidade

Rastreador do Google teria alto-falante

O desenvolvedor diz que este localizador está nas mãos da mesma equipe do Google responsável pelos produtos Nest, como o Nest Audio lançado no Brasil, o termostato inteligente e as telas interativas. Além do nome com clara referência ao personagem de The Mandalorian, Wojciechowski também encontrou outros como “GR10” e “groguaudio”.

“Ele tem um alto-falante integrado, semelhante ao AirTag. Deve vir em algumas cores diferentes (embora eu não conheça nenhuma específica neste momento). Parece haver suporte para UWB e também para Bluetooth Low Energy”, diz o desenvolvedor.

UWB (Ultra-wideband em inglês) é o tipo de conexão utilizada pela Apple e também pela Samsung em seus rastreadores. Já o Bluetooth Low Energy é comum em dispositivos que precisam conservar a bateria a qualquer custo, como relógios inteligentes e fones de ouvido completamente sem fios.

Além de alguns celulares topo de linha da Samsung, os Pixel 6 e 7 Pro contam com suporte para UWB. A tecnologia, além de encontrar os dispositivos com facilidade, é capaz de medir a distância até eles e sabe a origem do sinal, detalhes cruciais para qualquer rastreador.

Rastreador SmartTag (Imagem: divulgação/Samsung)
Rastreador SmartTag (Imagem: divulgação/Samsung)

Google I/O pode ser palco para a novidade

Por enquanto parece que o Google trabalha com diversos fornecedores de partes para este rastreador, para competir diretamente com Apple e Samsung. O gigante das buscas também estaria mexendo os pauzinhos para convencer outras marcas a entregarem suporte para seu gadget.

Ainda não existe uma data prevista para o Google anunciar seu AirTag, mas se o desenvolvimento estiver tão avançado como parece estar, é bem provável que o Google I/O deste ano, evento da empresa para seus desenvolvedores, seja palco para a novidade.

Via: The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!