A era dos carros voadores inspirados nos Jetsons ainda está um pouco longe de decolar. Enquanto isso, a americana Jetoptera, uma startup que atua na área de aviação, trabalha na sua própria criação, o J-2000, um curioso VTOL (aeronave de decolagem e pouso vertical) que dispensa o uso de hélices para voar.

Segundo os criadores, o modelo de alta desempenho ainda pode atingir 320 km/h e será ideal para uso como táxi aéreo nas grandes cidades, oferecendo um alcance de 320 km. Com capacidade de pairar, o J-2000 também prometer ser mais silencioso que outras aeronaves.

Imagem: Jetoptera/Divulgação

Veja também:

Como o VTOL funciona?

O J-2000 se aproveita basicamente do mesmo princípio dos ventiladores sem pás. Do ponto de vista da engenharia, todo o ar é tecnicamente fluido. Usando tubos e pequenos motores, um pouco desse ar comprimido força volumes maiores de ar a fluir sobre as asas na fuselagem, criando sustentação. A Jetoptera chama sua tecnologia de “propulsão fluídica”.

publicidade
Imagem: Jetoptera/Divulgação

Por enquanto, as versões atuais usam geradores de gás para alimentar a propulsão da aeronave. A empresa afirma que a ideia é esperar a tecnologia das baterias amadurecer para converter o VTOL em elétrico.

Segundo a Jetoptera, o conceito pode reduzir o consumo de combustível em 50% quando comparado a um pequeno turbojato. Além disso, o peso da aeronave é bem menor e sua operação gera menos custos por ser um veículo menos complexo.

Por enquanto, isso é tudo que foi revelado sobre o carro voador. Ainda não há expectativa de lançamento ou preço do “brinquedo”.

Vale destacar que a Força Aérea dos EUA está de olho no J-2000. A aeronave foi uma das 11 que conseguiu avançar no ano passado para uma nova fase de uma competição militar que promove o desenvolvimento de VTOLs de alta velocidade.

Imagem principal: Jetoptera/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!