O Instagram anunciou, nesta quinta-feira (19), que está expandindo sua seleção de ferramentas de gerenciamento de tempo com o lançamento de novo recurso “Modo Silencioso”.

O recurso visa reduzir ansiedade dos usuários em tirar uma folga do aplicativo, silenciando notificações recebidas, respondendo automaticamente a DMs e definindo seu status como “No modo silencioso” para informar aos amigos que você não está ativo no aplicativo no momento. A empresa disse que solicitará aos usuários adolescentes que ativem o recurso se estiverem usando o aplicativo tarde da noite.

publicidade

Leia mais:

A atualização é uma das várias mudanças lançadas hoje, que também incluem ferramentas de controle parental expandidas e outras ferramentas para gerenciar recomendações.

publicidade

Os lançamentos ocorrem enquanto o Instagram trabalha para tornar seu aplicativo menos alvo de reguladores e legisladores preocupados com os possíveis danos da mídia social, principalmente para usuários adolescentes.

Até o momento, o Instagram adicionou vários recursos de segurança para adolescentes, incluindo aqueles para proteger a privacidade dos adolescentes e reduzir o contato adulto indesejado, limitar o direcionamento de anúncios, restringir o acesso dos adolescentes a conteúdo adulto e outros para ajudar os pais a monitorar e gerenciar o uso do Instagram por seus filhos adolescentes por meio de controles dos pais.

publicidade

Imagem: Instagram

O Modo Silencioso junta-se a um punhado de outras ferramentas de gerenciamento de tempo de tela que o Instagram agora oferece, incluindo controles diários de tempo gasto que permitem que as pessoas rastreiem o uso do aplicativo e enviem alertas para si mesmas, para configurar lembretes de “faça uma pausa” após sessões individuais do aplicativo se estenderem além de uma determinada quantidade de tempo e várias ferramentas para pausar, adiar e deixar de seguir páginas, grupos e pessoas para ajudar a reduzir ainda mais o envolvimento com conteúdo viciante ou indesejado.

publicidade

Com o novo recurso, no entanto, a ideia não é apenas apresentar ferramenta que leva os usuários a fazer uma pausa. Em vez disso, ele se concentra nos impactos do mundo real que acompanham a tentativa de se afastar um pouco de um aplicativo que você usa regularmente – e onde os outros esperam que você esteja disponível.

Para os jovens em particular, o Instagram cresceu e se tornou uma ferramenta popular de mensagens – tanto que a empresa lançou nos últimos anos duas variações diferentes de aplicativos de comunicação autônomos, Direct e Threads (este último foi encerrado em 2021).

Embora o envio de mensagens como sua própria experiência separada não tenha funcionado para o Instagram, as mensagens continuam sendo um atrativo importante para o aplicativo principal. Para os usuários mais assíduos do Instagram, isso significa que não responder DMs é igual a ignorar mensagens de texto – é algo considerado rude, embora alguns adolescentes admitam que a expectativa de estar constantemente disponível pode ser estressante.

Com o Modo Silencioso, os usuários do Instagram podem optar por fazer uma pausa – para estudar, dormir ou se desconectar. É como o equivalente do Instagram a desligar a luz das mensagens instantâneas, para quem se lembra da era do AIM e do ICQ. Quando você sai do Modo Silencioso, o aplicativo oferece um resumo do que você perdeu durante o tempo de inatividade para ajudá-lo a se atualizar.

Com informações de TechCrunch

Imagem destacada: Instagram

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!