Aos poucos o LineageOS vem aumentando a lista de celulares compatíveis com o sistema operacional baseado em Android, que desde dezembro utiliza a base do Android 13 para funcionar. A novidade é a chegada de seis aparelhos para a lista de compatibilidade, sendo dois deles já descontinuados por sua fabricante e que não recebem atualizações: Motorola One Action e Vision.

O Android sofre de fragmentação do sistema operacional por bastante tempo e, mesmo com algumas empresas melhorando a situação das atualizações, celulares antigos continuam esquecidos e sem segurança para uso atualmente. Algumas soluções podem dar alguma sobrevida para eles e uma das mais conhecidas é uma ROM customizada chamada LineageOS.

publicidade

Leia mais:

Motorola One Action recebe Android 13 (Imagem: Alvaro Scola/Olhar Digital)
Motorola One Action recebe Android 13 (Imagem: Alvaro Scola/Olhar Digital)

Em sua mais recente atualização, a LineageOS 20 passou a suportar ainda mais celulares disponíveis no mercado, com destaque para os Motorola One Vision e Action. Estes dois foram lançados em 2019, contam com basicamente o mesmo hardware e compartilham do mesmo dilema: foram entregues ao mercado com o Android 9 e pararam de receber qualquer atualização na versão 11 do sistema operacional – nós estamos na 13, com poucos meses para o anúncio do 14.

publicidade

Android 13 também chega para Nokia e Samsung

Para estes dois celulares, o LineageOS 20 pode ser uma solução bacana para continuarem com a versão mais recente do sistema operacional móvel do Google, pois ele é baseado no Android 13 e entrega uma interface muito semelhante ao que ambos possuem neste momento.

Junto deles, outros aparelhos foram adicionados:

publicidade
  • Samsung Galaxy A52 4G;
  • Samsung Galaxy A72;
  • Nokia 6.1;
  • Nokia 6.1 Plus.

Os dois primeiros da lista ainda estão recebendo updates da Samsung e devem continuar assim até meados de 2025. Minha sugestão é de continuar com o software criado pela própria fabricante, mas você pode considerar o LineageOS 20 como alternativa para a One UI 5.0 destes dispositivos.

Via: XDA-Developers.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!