Sendo uma das líderes globais no mercado de smartphones, tablets, notebooks, wearables, roteadores móveis e dispositivos IoT, a TCL Mobile realiza continuamente diversas pesquisas para melhor compreender as necessidades e aspirações do consumidor. Especificamente no Brasil temos observado que o ciclo de troca de celular está ficando cada vez mais longo, podendo chegar a incrível marca de quase 3 anos pela primeira vez na história. E esse número não será atingido ao acaso…

A pandemia de COVID-19 em 2020 acelerou a troca e consolidou a compra de diversos dispositivos eletroeletrônicos, dentre eles os smartphones, num curto espaço de tempo. Isso se deu em função do incremento no consumo de serviços digitais e da necessidade de estudar e/ou trabalhar em casa. Esse movimento de aumento repentino de demanda, que em outros carnavais seria comemorado por toda a indústria, acabou gerando uma relevante escassez global de semicondutores carinhosamente apelidada de “Crise dos Chips”.

Leia mais:

Logo no início da pandemia praticamente todas as empresas colocaram o pé no freio nos investimentos e traçaram planos de contingência esperando o pior: haveria uma retração generalizada e significativa de consumo porque as pessoas teriam que se precaver para enfrentar os tempos sombrios que se avizinhavam. Naquele momento ninguém poderia imaginar que uma factível resposta global pela vacina ou por outros meios de combate à doença fosse demorar tanto tempo para aparecer, reforçando a necessidade de se tentar ter uma vida normal ficando apenas dentro de casa nos períodos de lockdown.

publicidade

As empresas de tecnologia já tinham diminuído consideravelmente suas escalas de produção e planos de distribuição. Mesmo as mais verticalizadas das organizações tiveram que afastar temporariamente inúmeros funcionários pela doença gerando rupturas drásticas na cadeia de suprimentos.

Mas o que aconteceu desde então? Se os consumidores foram às compras em 2020, até quando continuarão utilizando os mesmos smartphones? Tela, bateria, memória e performance em geral ainda estarão adequadas às necessidades de hoje? E aqui não se trata de obsolescência programada, longe disso, mas sim de um período onde o dispositivo foi sensivelmente mais utilizado que o esperado por quase 3 anos consecutivos.

De acordo com a consultoria IDC, o mercado de celulares no Brasil encolheu 6% em 2021 na comparação com o ano anterior. Em 2022, apesar do número oficial ainda não ter sido publicado, algumas casas de análise estimam queda de 2 dígitos: seria a primeira dessa magnitude no Brasil desde a crise local de 2015. Globalmente o cenário desafiador não foi diferente. No último relatório da Canalys o fechamento de 2022 ficou 11% abaixo do volume de vendas de 2021 com um último trimestre de arrepiar os cabelos até do Tio Chico (Uncle Fester): -17% YoY.

Os primeiros meses de 2023 provavelmente ainda serão delicados, mas com a aproximação dos 3 anos do ciclo de vida dos smartphones comprados no ápice da pandemia, acreditamos que o mercado virá já no Dia das Mães e Namorados abrindo boas oportunidades para um 2º semestre bem mais animado.

Em 2020 o pagamento por aproximação ainda não era “moda” ou tão difundido. Em 2020 não existiam celulares com 3 câmeras por menos de R$2.000. Em 2020 o 5G ainda não era uma realidade no Brasil. Só aí já são 3 fortes razões para impulsionar uma troca mais racional do consumidor nesse ano e são justamente esses diferenciais que a TCL Mobile tem trazido ao Brasil.

A rede 5G, que já foi ativada em todas as capitais brasileiras, tem aproximadamente 5.300 antenas standalone ativas e essa quantidade é mais que o dobro do mínimo estabelecido no leilão de radiofrequências (2.528). Em pesquisa realizada no fim de 2022 pela Ericsson ConsumerLab, 70% dos consumidores brasileiros planejam migrar para o 5G nos próximos 12 meses e essa é a principal aposta de todos os fabricantes e operadoras no momento: fazer de 2023 o ano-chave do 5G.

Raphael Rocha é Diretor de Produtos e Marketing da TCL Mobile

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!