Mercedes-Benz EQS. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação
Ao contrário do que se poderia esperar – e do que o marketing de Elon Musk quer fazer parecer – a Tesla ficou para trás no que diz respeito à autonomia de carros. Pelo menos no que diz respeito a autorizações legais. A Mercedes-Benz saiu na frente e tornou-se a primeira montadora a receber a certificação de autonomia de nível 3 por uma entidade governamental dos Estados Unidos. Isso aconteceu no estado de Nevada. E, agora, por lá, donos de um Mercedes que venha equipado com o sistema Drive Pilot, já podem levar seus carros para as estradas e para as ruas, sem precisar prestar atenção nas curvas ou nas manobras – os engenheiros da Mercedes dizem até que os motoristas podem jogar videogames, como Tetris – e isso está amparado pela lei. Ou seja, não poderão ser multados. A montadora alemã foi a primeira a conseguir esse registro. Os carros da Tesla, com seu Autopilot, também alegam ter funcionalidades que os colocariam no nível 3, mas ainda não têm a certificação.
A SAE (Society of Automobile Engineers) criou uma escala para classificar o nível de condução autônoma dos veículos. Ela via de 1 a 5, em que 1 é mais próximo de um carro normal, e 5 é o máximo de autonomia, dispensando completamente o motorista (neste nível, você poderia, por exemplo, dormir durante todo o trajeto).
Outras montadoras norte-americanas preparam-se para solicitar autorizações para nível 3 de piloto automático ainda esse ano. É o caso da Ford, da GM e, é claro, da Tesla. Mas, outras empresas que também testam carros autônomos alertam para um problema do nível 3. Para a Waymo – que pertence ao Google – o nível 3 é bem mais problemático que o nível 4 – em que os motoristas, teoricamente, já não precisam interferir na direção. Para a Waymo, que atualmente conduz testes com nível 4 em diferentes locais nos Estados Unidos, um dos problemas do nível 3 é justamente quando há uma eventual necessidade de que os motoristas assumam o controle. O tempo entre mudar do sistemas autônomos até que o humano assuma a direção, segundo a companhia, é quase sempre muito longo para evitar acidentes. Para eles, o reflexo humano, nesse caso, é o problema e, quase sempre, os motoristas não são capazes de tomar as atitudes necessárias, no tempo necessário.
A Mercedes-Benz anunciou que seus planos, agora, incluem conseguir a certificação em outros estados norte-americanos. O próximo deve ser a Califórnia – terra da Tesla. Se a montadora alemã sair na frente também por lá, Elon Musk terá um incômodo competidor em seu próprio quintal.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2023 20:41