Após o boom das startups, a retomada econômica pós-pandemia vem estimulando novos modelos de negócios. Abrir sua própria empresa é uma opção crescente entre jovens que acabaram de sair da faculdade e profissionais experientes que querem mudar os rumos da carreira.

Além da transformação de mentalidade, o movimento é puxado pelo retorno do interesse de investidores em colocar dinheiro em novos negócios no Brasil. O volume de capital de risco disponível no país voltou a crescer, especialmente para negócios em estágio inicial de desenvolvimento.

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Mas para conquistar esses recursos não basta qualquer ideia. O momento é dos projetos inovadores, com alto potencial de crescimento e modelos escaláveis. Então, como desenvolver uma startup do zero? O primeiro passo é conhecer profundamete o segmento e ter autoridade na área de atuação.

Entenda, de fato, qual é o problema que está resolvendo dentro do mercado. Quanto mais claro isso for, mais foco e valor poderá trazer para seus clientes. Primeiramente, faça uma pesquisa de mercado para analisar as tendências e os padrões a fim de lidar com possíveis desafios e criar soluções. Depois veja o que seu time está apto para resolver com suas experiências e habilidades para focar em um problema que irá resolver. Organize sua equipe inicial para focar em performance e resultados. Geralmente, é necessário testar rápido e aprender para evoluir no negócio desde o início.

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Estude o problema de maneira profunda para entender as principais causas dele e, assim, criar recursos reais para seu público. Nesse momento, fazer entrevistas quantitativas e qualitativas podem ajudar a imergir as necessidades das pessoas para direcionar melhor uma possível solução.

Com dados de mercado e do público em mãos, é hora de pensar em qual solução seria mais viável para construir. Depois dessa definição, trabalhe em um protótipo ou mínimo produto viável para testar e apresentar ao público. Colete feedbacks e melhore rápido a oferta.

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Como construir seu negócio?

Outra dica é apostar no modelo colaborativo. As parcerias ajudam a acelerar o aprendizado em algumas áreas do negócio para criar atalhos estratégicos. Podem abrir novos mercados para a empresa e ajudar a conquistar investimento direto para injetar recursos com intuito de conquistar mais clientes ou melhorias no produto/serviço ofertado.

Uma consultoria ou venture builder contam com equipes experientes em vários mercados. Assim, podem trazer visão mais ampla, metodologia de criação estruturada para que o tempo seja aplicado diretamente no que realmente importa, além de networking de valor para fazer pontes importantes que poderão ajudar no crescimento do negócio.

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Independentemente do grau de maturidade da companhia, também é sempre importante investir em equipe. O time precisa saber para onde a empresa está indo. Se a inovação será necessária para alcançar o objetivo da organização em um determinado momento, as pessoas precisam estar engajadas e envolvidas diretamente. Essa postura deve refletir no dia a dia delas, sempre tentando conectar as tarefas diárias à visão da empresa.

Ouvir o cliente é o último ponto-chave. Identificar oportunidades de melhorias pode vir de processos de escuta. Saber como seu produto/serviço é percebido pelo seu público pode gerar insights importantes e trazer mais valor para a jornada.

O fato é que obter conhecimento é fundamental, independentemente da estratégia para levantar essas informações. Uma pesquisa da CB Insights chamada Top 12 Reasons Startups Fail apontou que 35% das empresas que ficam no vale da morte não
atenderam a uma necessidade real do mercado. Isso é falta de expertise. Além do mais, 20% dos fracassos acontecem quando a concorrência supera o negócio. Ou seja, para evitar as principais causas de falência, é necessário fazer melhorias constantes e se conectar sempre com o cliente para aplicar mudanças no modelo que possam gerar mais valor.

*Por Karolyna Borges, Sócia, Chefe de Conhecimento e Líder do Jornadas, da Creative Pack

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