A Aero HT, a divisão de eVTOLs da fabricante de carros elétricos XPeng, anunciou esta semana que recebeu o sinal verde do governo chinês para operar voos tripulados no X2. Segundo a empresa, o carro voador é o primeiro pilotado por humanos a conseguir a licença na China.
O aval das autoridades permite que a AeroHT acelere o desenvolvimento de longa data do veículo rumo a produção em larga escala, prevista para começar em 2024. Vale ressaltar que o eVTOL já completou mais de 3 mil voos de teste desde quando decolou pela primeira vez em junho de 2021.
Leia mais:
- Carro voador pessoal de dois lugares chega em 2024; veja por quanto
- VTOL: carro voador sem hélice é silencioso e atinge 320 km/h
- Aeronave movida a hidrogênio não precisa de pista para pousar e percorre até 1.300 km
A empresa compartilhou mais detalhes da certificação no WeChat. O post diz que foi emitida oficialmente “uma autorização especial de voo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC)”. A certificação permite que a AeroHT conduza novos testes de voos tripulados sob condições menos limitadas.
O braço de eVTOLs da Xpeng afirma que a novidade permitirá ainda acumular dados importantes de pesquisa e desenvolvimento.
No fim, é um passo importante para apoiar o desenvolvimento do sucessor do X2. Na conferência 1024 Tech Day do ano passado, foi dito que o X3 também será lançado na China em 2024 pelo equivalente a R$ 750 mil. Algumas imagens do modelo em ação no centro de testes da XPeng podem ser vistas abaixo.
Criada em 2013, a Xpeng AeroHT afirma que já realizou mais de 15 mil voos em veículos elétricos domésticos que combinam tecnologia automotiva e aeroespacial. O fundador da XPeng, He Xiaopeng, acredita que os carros voadores vão começar a decolar depois de 2024, com “um número muito maior de veículos ocupando os céus até 2030”.
Imagem principal: Aero HT/Divulgação
Com informações do Electrek
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!