A Aero HT, a divisão de eVTOLs da fabricante de carros elétricos XPeng, anunciou esta semana que recebeu o sinal verde do governo chinês para operar voos tripulados no X2. Segundo a empresa, o carro voador é o primeiro pilotado por humanos a conseguir a licença na China.

O aval das autoridades permite que a AeroHT acelere o desenvolvimento de longa data do veículo rumo a produção em larga escala, prevista para começar em 2024. Vale ressaltar que o eVTOL já completou mais de 3 mil voos de teste desde quando decolou pela primeira vez em junho de 2021.

Evtol Voyager X2, da Xpeng
Apesar de não ter rodas, a própria empresa descreve o X2 como um “carro voador”. Isso porque ele compartilha o mesmo design de carroceria do sedã elétrico Xpeng P7. Imagem: Xpeng/Divulgação

Leia mais:

A empresa compartilhou mais detalhes da certificação no WeChat. O post diz que foi emitida oficialmente “uma autorização especial de voo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC)”. A certificação permite que a AeroHT conduza novos testes de voos tripulados sob condições menos limitadas.

publicidade

O braço de eVTOLs da Xpeng afirma que a novidade permitirá ainda acumular dados importantes de pesquisa e desenvolvimento. 

Xpeng Voyager X2
Imagem: Xpeng/Divulgação

No fim, é um passo importante para apoiar o desenvolvimento do sucessor do X2. Na conferência 1024 Tech Day do ano passado, foi dito que o X3 também será lançado na China em 2024 pelo equivalente a R$ 750 mil. Algumas imagens do modelo em ação no centro de testes da XPeng podem ser vistas abaixo.

Criada em 2013, a Xpeng AeroHT afirma que já realizou mais de 15 mil voos em veículos elétricos domésticos que combinam tecnologia automotiva e aeroespacial. O fundador da XPeng, He Xiaopeng, acredita que os carros voadores vão começar a decolar depois de 2024, com “um número muito maior de veículos ocupando os céus até 2030”.

Imagem principal: Aero HT/Divulgação

Com informações do Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!