Além de ser o segundo, fevereiro também é o mês mais curto do ano, o que pode trazer algumas surpresas na duração das fases da Lua. Aqui colocamos o calendário completo deste mês, se quiser conferir o calendário do ano todo, clique aqui.

Primeiro é importante destacar que esse calendário considera o horário de Brasília. As informações sobre as fases da Lua do mês de dezembro são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Ciclo lunar de fevereiro de 2023

As fases da Lua este mês começam já no dia 5 de fevereiro, com o começo da Lua Cheia às 15h30, marcando o fim da Lua Crescente de Janeiro.

No dia 13 é o momento da Lua Minguante tomar conta, por volta das 13h03. Depois o astro some dos céus com a Lua Nova no dia 20 às 04h19.

publicidade

Para fechar as fases da Lua do mês de fevereiro, dia 27 tem a Lua Crescente, recomeçando o ciclo, que chega às 05h06. Depois disso, a próxima mudança é só dia 7 de março, mas isso já fica para o próximo mês.

Leia mais:

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Resumindo o ciclo das fases da Lua de fevereiro

  • Lua Cheia: dia 5 às 15h30
  • Lua Minguante: dia 13 às 13h03
  • Lua Nova: dia 20 às 04h09
  • Lua Crescente: dia 27 às 05h06

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!