2023 mal começou mas já temos alguns eventos astronômicos bem especiais. Em fevereiro, os destaques ficam para a passagem do Cometa C/2022 E3 no primeiro dia do mês e para a aguardada Crew-6, que vai levar uma nova onda de astronautas à ISS.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de janeiro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Leia mais:

Calendário astronômico de fevereiro

1 de fevereiro: O recém-descoberto cometa C/2022 E3 (ZTF) vai passar mais próximo à Terra nesta quarta-feira (1º), mas poderá ser observado ao longo de todo o mês.

publicidade

O momento de maior aproximação da Terra ocorre às 14h54 (os horários têm como referência o fuso de Brasília), quando o cometa vai passar a cerca de 42,5 milhões de km de distância, viajando a uma velocidade de 207 mil km/h. 

cometa c 2022 e3 ztf
Visibilidade do Cometa C/2022 E3 (ZTF) (Crédito: Alessandro Carrozzi)

2 de fevereiro: SpaceX vai lançar um novo lote de satélites Starlink direto do Kennedy Space Center, na Flórida.

5 de fevereiro: Chegada da Lua Cheia do mês às 15h30

9 de fevereiro: Foguete Soyuz lançará mais uma nave de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS).

O cosmonauta Oleg Novitsky compartilhou esta foto da Estação Espacial Internacional no Twitter em 29 de setembro de 2021. Ele e dois colegas estavam transferindo uma espaçonave russa Soyuz de um porto para outro na época. (Crédito da imagem: Oleg Novitsky / Roscosmos via Twitter)

13 de fevereiro: Chegada da Lua Minguante às 13h03

19 de fevereiro: Roscosmos lança foguete Soyuz para resgatar tripulação que ficou na ISS após vazamento em cápsula.

20 de fevereiro: Chegada da Lua Nova do mês.às 04h09

26 de fevereiro: Crew-6. Finalmente a espaçonave da SpaceX, Crew Dragon vai lançar uma nova missão para a ISS, com uma nova leva de astronautas, que vai substituir a missão atual.

Os quatro tripulantes da Crew-6 viajarão a bordo da espaçonave SpaceX Dragon Endeavour que será lançada a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, usando um foguete Falcon 9.

Os tripulantes da Crew-6 são dois astronautas da NASA, Stephen Bowen e Woody Hoburg, um cosmonauta da Roscosmos, Andrey Fedyaev, e um tripulantes do Emirados Árabes Unidos, o Sultan Al Neyadi. 

Os quatro membros da tripulação que compõem a missão SpaceX Crew-6: Andrey Fedyaev (Roscosmos), Warren “Woody” Hoburg e Stephen Bowen (NASA) e Sultan Al Neyadi (EAU). Imagem: SpaceX

29 de fevereiro: Lua Crescente dia 27 às 05h06

Extras

Fevereiro também pode contar com outra importante missão. Ainda sem data definida, a Starship pode voar este mês, segundo uma declaração de Elon Musk, fundador da SpaceX, responsável pelo lançamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!