Pesquisadores desenvolveram um aplicativo chamado FAST AI, que parece ser capaz de detectar os sintomas mais comuns de AVC usando algoritmos de aprendizado de máquina. Especialistas em AVC disseram esperar que a tecnologia desse aplicativo possa ajudar a educar as pessoas sobre os sinais de um AVC e incentivá-las a procurar atendimento médico de emergência mais rapidamente.

  • O aplicativo FAST AI ainda não foi lançado
  • O objetivo é detectar AVCs ainda no início usando IA para detectar sintoms
  • Sintomas mais comuns de AVC: assimetria facial, fraqueza nos braços, alterações na fala
  • Eventualmente, os pesquisadores pretendem ampliar a tecnologia para outros dispositivos e plataformas
  • Especialistas alertam que o aplicativo não deve ser utilizado como ferramenta de diagnóstico

As descobertas preliminares serão apresentadas na próxima semana na Conferência Internacional de AVC da American Heart Association. “Nosso objetivo é muito simples. Queremos detectar o AVC no início”, disse Radoslav I. Raychev, principal autor do estudo e neurologista vascular da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Os sintomas mais comuns de AVC incluem assimetria facial, fraqueza nos braços e alterações na fala.

Leia mais:

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a principal causa de mortes no Brasil, segundo dados do portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, enquanto dados da World Health Organization indicam que 15 milhões de pessoas sofrem derrames todos os anos, causando a morte de cinco milhões deste total e incapacitando de forma permanente outros cinco milhões de indivíduos em todo o mundo.

publicidade

O aplicativo não está pronto para uso público e não está claro quando estará disponível ou para quem e de que forma será comercializado. Eventualmente, disse Raychev, o objetivo é ir além do aplicativo para outros dispositivos ou plataformas.

“Quando alguém está em um bate-papo por vídeo, ou quando está conversando com” um assistente virtual como a Alexa, “ou quando está dirigindo seu veículo autônomo, queremos poder ter essa vigilância passiva para capturar os sintomas do paciente como o derrame acontece”, explicou.

Neurologistas em quatro grandes centros metropolitanos de AVC na Bulgária testaram o aplicativo com quase 270 pacientes com diagnóstico confirmado de AVC agudo. Usando gravações de vídeo e sensores de dispositivos, o aplicativo foi capaz de identificar a assimetria facial com mais de 97% de precisão e a fraqueza do braço com mais de 72% de precisão, de acordo com o resumo, que foi revisado por pares, mas ainda não foi publicado em uma revista científica.

Desde a fase inicial de pesquisa, o aplicativo foi testado em várias centenas de pacientes, disse Raychev. Ele também é projetado para detectar fala anormal, mas essa função ainda não foi testada em pacientes, disse ele.

Esta é uma oportunidade empolgante e interessante para ver como podemos usar a tecnologia de IA para obter mais informações sobre os sintomas do AVC. Mas de forma alguma isso deve ser considerado uma metodologia para decidir se deve ligar para [a emergência] ou decidir se alguém definitivamente está tendo sintomas de derrame. É apenas uma informação que parece interessante agora, mas ainda não tem uma aplicação real.

Andrew Russman, chefe do programa de AVC e diretor médico do Comprehensive Stroke Center da Cleveland Clinic

Especialistas dizem que um aplicativo para smartphones capaz de detectar sintomas de AVC é uma grande ideia, mas que o app deve servir para um propósito educacional sobre os sinais da doença, e não como uma ferramenta para diagnóstico. Além disso, alguns especialistas alertam sobre o risco de que um resultado falso negativo possa ter consequências irreparáveis por desencorajar alguém a pedir ajuda médica.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!