A Microsoft começou a investir maias pesado no futuro Windows 12. A tendência é de que o SO seja o mais inteligente disponível no mercado, pois a companhia do Vale do Silício vai inserir IA no software via tecnologia GPT-3.

As novidades já estão presentes no novo Microsoft Teams Premium, que chegou com recursos do ChatGPT. O Bing também deverá receber o recurso.

Leia mais:

Parceria com o ChatGPT

Para tanto, a Microsoft firmou acordo de parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, e a Dall-E. O trio trabalhará no Azure AI, uma evolução do Azure tradicional. Contudo, a empresa vai inserir a IA já no Windows 11, de modo a melhorar a tecnologia das vídeo-chamadas.

publicidade

A otimização se dará nas próximas semanas na captura de áudio, redução de ruídos, imagem melhor e ferramenta de contato visual. Porém, tais ferramentas não são novas na empresa fundada por Bill Gates. O Microsoft Surface já os possui por ter unidade neural. O Teams já possui ferramentas similares.

No Windows 12, a tendência é que a IA seja expandida para alguns apps do SO, otimizando a experiência. Contudo, chips que não otimizados para IA não terão suporte para tais recursos. Portanto, se seu processador for mais antigo, mesmo sendo um i7, pode ser que não seja possível aproveitar essas novidades.

Contudo, o número de chips com unidades neurais tende a crescer, permitindo o crescimento do número de usuários podendo contar com softwares da Microsoft otimizados com IA. A AMD, por exemplo, já está trabalhando assiduamente na tecnologia ao lado da empresa do Vale do Silício.

Mudanças no intervalo de lançamento dos Windows

O Windows 11 foi lançado em 2021 e marcou nova era dos SOs da Microsoft – que tinha dito, no passado, que o Windows 10 seria o último SO e que ele seria somente atualizado -, prometendo agora um novo SO a cada três anos. Assim, o Windows 12 deve chegar no ano que vem.

Com informações de Windows Latest

Imagem destacada: sdx15/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!